Em uma sessão inédita descentralizada realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no oeste do Paraná, os deputados estiveram pela primeira vez em uma sessão itinerante realizada em Cascavel. O evento foi no Show Rural na tarde desta quarta-feira (12).
A sessão foi comandada pelo recém-empossado presidente da Alep, Alexandre Curi, que deu ênfase à participação de deputados cascavelenses no ato, enaltecendo a presença do primeiro-secretário, o deputado cascavelense Gugu Bueno.
A sessão contou com a participação dos ex-governadores Mário Pereira e Orlando Pessuti e houve homenagens, com destaque a líderes do setor produtivo regional.

“Pela primeira vez na história de Cascavel e do oeste do Paraná a Assembleia Legislativa se instala na cidade para uma sessão itinerante. É o poder legislativo mais próximo da população oportunizando que pessoas que não têm a oportunidade de ir à capital para cobrar seus representantes, possam estar mais próximas de seus representantes e apresentar suas demandas”.
Curi disse que pelo trabalho desempenhado, a Alep vive um de seus melhores momentos da história e que é a única assembleia do Brasil a devolve, nos últimos anos, 30% do orçamento para o caixa geral do estado, com recursos que seguem de volta aos paranaenses. “Somente nos últimos dois anos foram R$ 800 milhões que os nossos deputados devolveram ao governo do estado”, completou.
O líder do governo na Alep, o deputado Hussein Bakri disse que no Paraná não procede a máxima que políticos só aparecem em atos públicos em período eleitoral, ao dar destaque à importância das sessões da assembleia legislativa itinerante. “Tenho certeza que uma visita e reuniões com deputados e líderes podem resolver grandes problemas que fazem a diferença”, disse ao avaliar a aproximação da Alep com as demandas nos municípios.
Marcio Pacheco, outro deputado cascavelense, reforçou que a sessão itinerante realizada nesta quarta-feira em Cascavel foi a com maior participação da história da estrutura itinerante já realizada no estado. “Além disso, tivemos a oportunidade de prestar homenagens a pessoas e entidades que fazem a diferença ao oeste do Paraná”.
Para Gugu Bueno, a sessão itinerante representou uma alegria imensa a Cascavel. “Estamos aqui para ouvir, dialogar, receber demandas do setor produtivo do oeste e a presença no Show Rural é uma homenagem ao evento que é o maior da América Latina no agronegócio, é uma alegria que nesse cantinho do planeta terra tenhamos esse evento grandioso”, afirmou.
Segundo Bueno, os deputados não estavam em Cascavel apenas para discursar e lembrou que as sessões itinerantes representam um avanço para recebimento de demandas e propostas em todo o Paraná. “Somente no ano passado recebemos oito mil sugestões conduzidas pela Casa e que estão presentes no orçamento do estado do Paraná neste ano”, comemorou.

Durante a solenidade, a 17ª sessão itinerante da Alep, personalidades e representantes do entidades de toda a região oeste foram homenageados com diplomas de menção honrosa, em reconhecimento público à contribuição nos mais diversos segmentos.
Entre os homenageados esteve a Coopavel, realizadora do Show Rural. Dilvo Grolli, presidente da cooperativa recebeu dos deputados estaduais uma menção honrosa, entregue pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, e pelo primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno. O reconhecimento destaca a trajetória da Coopavel, fundada em 1970, que cresceu de 42 agricultores para 7,8 mil cooperados e 7,5 mil colaboradores, com 18 agroindústrias e faturamento de R$ 5,3 bilhões em 2024. A cooperativa exporta para mais de 40 países e está presente em 21 municípios do oeste e sudoeste do Paraná.
O Show Rural Coopavel é um dos principais eventos do agronegócio na América Latina, reunindo mais de 600 expositores e mais de 400 mil visitantes em um espaço de 720 mil m². Para Gugu Bueno, a homenagem reconhece a importância da Coopavel no agronegócio e a Assembleia Itinerante reforça o compromisso do legislativo com o setor.




Fonte: Fonte não encontrada