Cerca de 600 fieis voluntários das 23 paróquias de Cascavel montam na manhã desta quinta-feira (19), dia de Corpus Christi, o tradicional tapete por onde passará a procissão durante a tarde.
A montagem iniciou nas duas extremidades da procissão, na Igreja Santo Antônio e na Catedral Nossa Senhora Aparecida. A previsão é de que os trabalhos se encerrem às 13 horas.
A Santa Missa será celebrada às 15h, em frente à Paróquia Santo Antônio. Em seguida, sacerdotes, religiosos e os fiéis seguirão em procissão com o Santíssimo Sacramento ao longo da Avenida, proclamando publicamente a fé na Eucaristia como fonte de esperança e unidade.
Durante o trajeto, haverá quatro paradas com momentos de adoração e meditação sobre o tema proposto. A caminhada será concluída em frente à Catedral, com a bênção solene sobre todos os presentes.
Neste ano, como gesto concreto, a Arquidiocese convida a comunidade a doar alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, que serão destinados às famílias em vulnerabilidade social – unindo fé e caridade em um testemunho vivo da esperança cristã.
O que representa Corpus Christi?
A Solenidade de Corpus Christi é celebrada sempre 60 dias após a Quinta-feira Santa, em memória da Instituição da Eucaristia. Nela, nós católicos, renovamos a fé no mistério do Corpo e Sangue de Cristo, presentes real e verdadeiramente na hóstia consagrada.
A procissão pelas ruas simboliza a caminhada do povo de Deus, que no passado foi sustentado pelo maná no deserto e hoje é alimentado pelo próprio Cristo, presente na Eucaristia.
Com o tema “Nutridos pela Eucaristia, peregrinos de esperança”, a celebração de 2025 reforça o convite a seguir adiante com coragem e fé, mesmo em tempos difíceis, levando a luz de Cristo às periferias da existência.