No MON, Orquestra Sinfônica apresenta no sábado a 3ª edição do concerto “Mostly Mozart”

Com entrada franca e classificação livre, o evento promete oferecer ao público uma experiência única de imersão nos clássicos do grande gênio da música clássica

No MON, Orquestra Sinfônica apresenta no sábado a 3ª edição do concerto “Mostly Mozart”

Com entrada franca e classificação livre, o evento promete oferecer ao público uma experiência única de imersão nos clássicos do grande gênio da música clássica em um dos espaços culturais mais emblemáticos do Paraná.
No MON, Orquestra Sinfônica apresenta no sábado a 3ª edição do concerto “Mostly Mozart”

A Orquestra Sinfônica do Paraná retorna neste sábado (05), às 16h, ao vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) para mais uma edição do concerto gratuito da série “OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart”. Com entrada franca e classificação livre, o evento promete oferecer ao público uma experiência única de imersão nos clássicos do grande gênio da música clássica em um dos espaços culturais mais emblemáticos do Paraná.

Dedicada à obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, a série estreou em fevereiro com regência do diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá e atraiu cerca de mil pessoas ao museu. No próximo sábado, o maestro convidado Roberto Ramos assume a batuta, conduzindo o público por um repertório vibrante. “Temos três obras bem importantes, acho fundamental levar repertórios para espaços abertos, sobretudo Mozart, que normalmente é somente executado em salas de concerto”, disse.

O programa terá início com a abertura da ópera “Don Giovanni”, obra que sintetiza a dramaticidade e complexidade emocional do universo operístico de Mozart, seguido pelo Concerto nº 3 para Trompa em Mi bemol Maior, obra de lirismo e elegância, escrita pelo compositor para destacar a riqueza tímbrica do instrumento. Será executada com a participação especial do trompista Jonatas da Costa. O concerto será encerrado com a Sinfonia nº 39 em Mi bemol maior, uma das últimas composições sinfônicas do compositor e considerada uma de suas criações mais sofisticadas.

Esta será a terceira apresentação da série, que integra a programação especial dos 40 anos da Orquestra Sinfonica do Paraná, comemorados ao longo de 2025. A série “OSP no Museu Oscar Niemeyer” terá ainda mais três edições programadas para 2025: nos dias 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro, sempre aos sábados, no mesmo horário e local.

O MAESTRO – Roberto Ramos nasceu em Caracas, na Venezuela, e começou a tocar percussão e a cantar no coro da escola aos cinco anos, sem nenhuma pretensão. Na época, a família morava nos Estados Unidos. Formado pela Universidade Experimental Nacional das Artes (Unearte) e mestre pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), o maestro está no Brasil desde 2018. Foi regente da Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA), do Paraná, uma orquestra sinfônica formada por instrutores e maestros profissionais e composta por alunos de escolas públicas, com faixa etária entre 9 e 17 anos.

MOZART – Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em janeiro de 1756, em Salzburgo, na Áustria, e é considerado um dos maiores gênios da música ocidental. Filho de um respeitado violinista da corte, Leopold Mozart, demonstrou talento precoce e começou a compor ainda na infância.

Em seus 35 anos de vida compôs mais de 600 obras, entre sinfonias, concertos, óperas, missas e música de câmara. Junto a Haydn e Beethoven, é um dos pilares da chamada Primeira Escola Vienense, que moldou o período clássico da música europeia. Sua obra permanece como referência pela beleza melódica, o equilíbrio formal e profunda expressividade.

Serviço:

Concerto “Mostly Mozart”

Data: 04/07, sábado

Horário: 16h

Local: Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.