Por Carina Walker
Com que frequência você se comunica com seus clientes?
Faço essa pergunta porque os consumidores tendem a comprar de pessoas e empresas com quem se relacionam – e a comunicação é o principal pilar de qualquer relacionamento.
Segundo o escritor Richard Shell, é por meio da comunicação que você estabelece relações de confiança, respeito e admiração, os quais potencializam a capacidade de gerar bons negócios.
Alfredo Bravo e Glauco Cavalcanti vão mais longe e defendem que não é possível ter relacionamento sem que haja comunicação entre as partes.
Pense por um momento.
Se você nunca conversou com o assessor do prefeito é possível dizer que vocês dois têm um relacionamento? Não.
Agora, a partir do momento que vocês conversarem, então já terão se relacionado de alguma forma. E quanto mais se comunicarem entre si, maior será o seu relacionamento.
Seguindo esta lógica, os autores sustentam que “a comunicação é o próprio relacionamento”.
Níveis de relacionamento e recorrência
Se temos um relacionamento maior com quem nos comunicamos mais, o contrário também é verdadeiro: quando zeramos a comunicação o relacionamento acaba no médio/longo prazo. É por isso que as empresas perdem muitos clientes: por falta de comunicação.
Quando a comunicação é superficial, a tendência é que o relacionamento também seja – nos negócios ou na vida.
Observe que marcas intensas em posicionamento público possuem muitos fãs e, consequentemente, por meio da relação de confiança e admiração estabelecida, conseguem gerar muitas vendas.
Relacionamento gera vendas
As vendas são, em grande parte, resultado do relacionamento. É por isso que todos os pontos de contato, desde as redes sociais até as áreas de atendimento, são relevantes nessa estratégia.
E além da frequência da comunicação, outro ponto fundamental é a sua qualidade.
Dentre os fatores relevantes para ter uma boa comunicação estão a consistência, a personalização, a escuta ativa e o uso de múltiplos canais.
A consistência no tom de voz ajuda a manter uma mensagem coerente em todos os pontos de contato. A personalização consiste em adaptar a comunicação às preferências e necessidades do cliente para oferecer uma experiência mais próxima, engajadora e, sempre que possível, exclusiva.
Por sua vez, a escuta ativa cria uma conexão mais profunda, assim como permite melhorias constantes. E o uso de múltiplos canais facilita a interação com o público e favorece a recorrência no contato.
Investimento
Portanto, relacionamentos sólidos são construídos a partir de interações frequentes e significativas, pois um diálogo aberto e consistente cria conexões autênticas e fortalece a confiança, fator decisivo no momento da compra.
Por esse motivo, empresas que investem em comunicação como fator estratégico nos negócios tendem a alcançar melhores resultados, especialmente no médio e longo prazo.
Portanto, lembre-se sempre que: comunicação é investimento.
Sucesso a todos!
Fonte: Fonte não encontrada