A importância da comunicação para gerar relacionamento com o cliente

Empresas que investem em comunicação como fator estratégico nos negócios tendem a alcançar melhores resultados

A importância da comunicação para gerar relacionamento com o cliente

Empresas que investem em comunicação como fator estratégico nos negócios tendem a alcançar melhores resultados
Uma comunicação consistente cria conexões e fortalece a confiança, fator decisivo no momento da compra | Foto: Canva
Uma comunicação consistente cria conexões e fortalece a confiança, fator decisivo no momento da compra | Foto: Canva

Por Carina Walker

Com que frequência você se comunica com seus clientes?

Faço essa pergunta porque os consumidores tendem a comprar de pessoas e empresas com quem se relacionam – e a comunicação é o principal pilar de qualquer relacionamento.

Segundo o escritor Richard Shell, é por meio da comunicação que você estabelece relações de confiança, respeito e admiração, os quais potencializam a capacidade de gerar bons negócios.

Alfredo Bravo e Glauco Cavalcanti vão mais longe e defendem que não é possível ter relacionamento sem que haja comunicação entre as partes.

Pense por um momento.

Se você nunca conversou com o assessor do prefeito é possível dizer que vocês dois têm um relacionamento? Não.

Agora, a partir do momento que vocês conversarem, então já terão se relacionado de alguma forma. E quanto mais se comunicarem entre si, maior será o seu relacionamento.

Seguindo esta lógica, os autores sustentam que “a comunicação é o próprio relacionamento”.

Níveis de relacionamento e recorrência

Se temos um relacionamento maior com quem nos comunicamos mais, o contrário também é verdadeiro: quando zeramos a comunicação o relacionamento acaba no médio/longo prazo. É por isso que as empresas perdem muitos clientes: por falta de comunicação.

Quando a comunicação é superficial, a tendência é que o relacionamento também seja – nos negócios ou na vida.

Observe que marcas intensas em posicionamento público possuem muitos fãs e, consequentemente, por meio da relação de confiança e admiração estabelecida, conseguem gerar muitas vendas.

Relacionamento gera vendas

As vendas são, em grande parte, resultado do relacionamento. É por isso que todos os pontos de contato, desde as redes sociais até as áreas de atendimento, são relevantes nessa estratégia.

E além da frequência da comunicação, outro ponto fundamental é a sua qualidade.

Dentre os fatores relevantes para ter uma boa comunicação estão a consistência, a personalização, a escuta ativa e o uso de múltiplos canais.

A consistência no tom de voz ajuda a manter uma mensagem coerente em todos os pontos de contato. A personalização consiste em adaptar a comunicação às preferências e necessidades do cliente para oferecer uma experiência mais próxima, engajadora e, sempre que possível, exclusiva.

Por sua vez, a escuta ativa cria uma conexão mais profunda, assim como permite melhorias constantes. E o uso de múltiplos canais facilita a interação com o público e favorece a recorrência no contato.

Investimento

Portanto, relacionamentos sólidos são construídos a partir de interações frequentes e significativas, pois um diálogo aberto e consistente cria conexões autênticas e fortalece a confiança, fator decisivo no momento da compra.

Por esse motivo, empresas que investem em comunicação como fator estratégico nos negócios tendem a alcançar melhores resultados, especialmente no médio e longo prazo.

Portanto, lembre-se sempre que: comunicação é investimento.

Sucesso a todos!

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.