.

A pequena gigante do taekwondo

Com apenas 17 anos, Larissa Camargo é referência no esporte
Picture of Por: Tissiane Merlak

Por: Tissiane Merlak

Todos os Posts

A pequena gigante do taekwondo

Com apenas 17 anos, Larissa Camargo é referência no esporte
Larissa ainda quer muito mais CRÉDITOS:ARQUIVO PESSOAL

Desde os seis anos de idade, Larissa Camargo respira taekwondo. A jovem cascavelense, prestes a completar 18 anos, encontrou no esporte mais que uma prática física: transformou a arte marcial coreana em um estilo de vida, profissão e sonho. Larissa é considerada uma das principais revelações do taekwondo paranaense, atuando tanto nos tatames quanto como instrutora de novas gerações.
Paixão pelo esporte
A atleta iniciou no taekwondo ainda na infância, depois de experimentar diversas atividades. “Fiz ginástica rítmica, balé, violão, desenho… mas o único que realmente me prendeu foi o taekwondo. Aos 10 anos, já sabia que era isso que eu queria para o meu futuro”, afirma. Desde então, Larissa passou por praticamente todas as equipes da cidade, até se firmar com o professor Eurico Chagas, que a acompanha até hoje.
Hoje, além de competir, Larissa atua como professora. Ela dá aulas no bairro Parque Verde, com turmas que vão de 3 a 12 anos, além de ter alunos particulares. “Minha vida gira em torno do taekwondo. Dou aula, treino, acompanho os alunos e ainda ajudo o professor Eurico nas competições e nos treinos. “Estou realizando um sonho. O taekwondo já é, além de paixão, meu meio de sustento e realização pessoal”, diz.
Apesar da pouca idade, Larissa já disputou quatro campeonatos internacionais. Entre as vitórias mais marcantes, ela lembra com carinho o título brasileiro no último ano de cadete e o título internacional na categoria juvenil.

Desafios

Mesmo ainda com 17 anos, Larissa já compete na categoria adulta, embora oficialmente ainda possa disputar o sub-21. “É meu primeiro ano no adulto. A diferença é grande, mas estou me adaptando”, explica. Com estatura mais baixa que muitas adversárias, Larissa foca na estratégia e técnica para equilibrar as lutas. “Meu estilo já foi moldado para lutar contra meninas maiores. Uso bastante os socos, encurto a distância e estudo a adversária pouco antes da luta, com meu técnico”, conta. Entre as vitórias mais marcantes, ela lembra com carinho o título brasileiro no último ano de cadete e o título internacional na categoria juvenil.
Atualmente, Larissa, junto com a equipe, se prepara para dois grandes compromissos: a Copa Paraná, de 29 a 31 de agosto, em São João (PR), e o Campeonato Brasileiro, de 9 a 14 de setembro, em Aracaju (SE). Ela garantiu a vaga para o Brasileiro após participação no Paranaense. ’Agora o foco é total. Fiquei três anos sem participar de um Brasileiro, então quero voltar com tudo”, afirma.
A história de Larissa Camargo é uma demonstração de como a paixão e a dedicação podem transformar um esporte em missão de vida. A “pequena gigante” do taekwondo segue colecionando medalhas, ensinando crianças e lutando, dentro e fora do tatame, para levar o nome de Cascavel cada vez mais longe.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

 

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Edição impressa

Edição 286
Última edição

Edição de 08/08/2025

Publicada em 08/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.