Adapar abre cadastro para mapear pomares de uva e prevenir deriva de agrotóxicos

O cadastro deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Adapar. Iniciativa também busca fornecer aos profissionais da agronomia uma ferramenta que

Adapar abre cadastro para mapear pomares de uva e prevenir deriva de agrotóxicos

O cadastro deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Adapar. Iniciativa também busca fornecer aos profissionais da agronomia uma ferramenta que permita prever e identificar as áreas de cultivo de uva no momento da emissão dos receituários agronômicos.
Adapar abre cadastro para mapear pomares de uva e prevenir deriva de agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou o cadastramento de produtores comerciais de uva no Estado. A medida tem como objetivo identificar a localização e as características dos pomares para subsidiar ações preventivas, educativas e de fiscalização, com foco na redução do risco de deriva na aplicação de agrotóxicos. O cadastro deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Adapar .

A iniciativa também busca fornecer aos profissionais da agronomia uma ferramenta que permita prever e identificar as áreas de cultivo de uva no momento da emissão dos receituários agronômicos.

Segundo o chefe do Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar, Paulo Brandão, com essas informações os agrônomos poderão adotar os cuidados necessários para garantir o cumprimento das distâncias de segurança estabelecidas na Portaria Adapar nº 129/2023 para aplicação de agrotóxicos. “A norma define as distâncias mínimas que devem ser respeitadas durante a aplicação desses produtos no Paraná”, explica Brandão.

Conforme o Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar (DESV), ao ter acesso prévio à localização das parreiras, segundo o Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar (DESV), os profissionais poderão planejar as aplicações de forma mais precisa, escolhendo produtos adequados e definindo os períodos de aplicação para minimizar riscos.

COMO FAZER O CADASTRO – A Adapar reforça que a participação dos produtores no cadastro é importante para o planejamento das ações de defesa agropecuária e para a adoção de medidas que reduzam o risco de deriva durante as aplicações.

Produtores de uva interessados devem acessar o site da Adapar, e seguir através do banner disposto na área superior. O acesso ao cadastro também está disponível AQUI .

Ao concluir o processo, o produtor autoriza a Adapar a tornar públicas as coordenadas geográficas informadas, com a finalidade de permitir o cumprimento das exigências legais de segurança e auxiliar no planejamento das atividades de fiscalização.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.