.

Agentes socioeducativos do Estado participam de formação continuada

Trezentos servidores serão capacitados em temas como segurança e mediação de conflitos, com foco em humanização e garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Agentes socioeducativos do Estado participam de formação continuada

Trezentos servidores serão capacitados em temas como segurança e mediação de conflitos, com foco em humanização e garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei.
Agentes socioeducativos do Estado participam de formação continuada

Agentes de segurança socioeducativos do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (7) uma formação continuada com o “Seminário Socieducação e Interseccionalidades: percurso de fortalecimento de práticas inclusivas”. O objetivo é atualizar e capacitar os profissionais que trabalham com adolescentes em conflito com a lei.

Os temas da formação foram definidos em diálogo com os servidores, a partir de demandas atuais. A programação reúne mesas-redondas, palestras e workshops que abordam assuntos como mediação de conflitos e cultura da paz, saúde mental, intolerância religiosa, o papel da corregedoria na promoção de boas práticas, fundamentos da defesa pessoal institucional, além da prevenção de conflitos.

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, fez a abertura e apresentou ações previstas e em andamento para a socioeducação, que incluem melhorias na carreira, reformas nas unidades e contratação de pessoal. Segundo ele, investir na formação é uma maneira de reconhecer a importância desses profissionais no atendimento aos adolescentes e suas famílias. Ele informou que a pasta visita Centros de Socioeducação (Cense) para conhecer as demandas das equipes e dos adolescentes.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

“Vamos visitar todos os Censes, manter contato com as equipes, conversar com os jovens para entender suas necessidades e a razão de terem entrado em conflito com a lei”, disse o secretário. “O ser humano tem inclinação para o bem e também a capacidade de fazer o mal. Precisamos capacitá-los para fazer o bem. Queremos que isso seja feito por meio do trabalho, por isso queremos intensificar a formação profissionalizante para eles, porque o trabalho nos transforma em pessoas melhores”, afirmou.

De acordo com Alex Sandro da Silva, da Coordenação da Gestão do Sistema Socioeducativo da Seju, a formação continuada é fundamental para assegurar a qualidade na execução das medidas socioeducativas, promovendo o desenvolvimento profissional, o fortalecimento institucional e a melhoria dos atendimentos. “Dada à complexidade e a responsabilidade  da função, é necessário oferecer capacitações periódicas para a atualização de conhecimentos, troca de experiências e aprimoramento das práticas de segurança com base no respeito aos direitos humanos”, ressaltou. 

TURMAS – Para a formação foram organizadas duas turmas de 150 agentes cada, com dois dias de treinamento que alinham as práticas cotidianas às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A próxima turma começa na sexta-feira (11). Foram contemplados agentes das 28 unidades socioeducativas do Estado e cada treinamento terá duração de 16 horas.

Também participam do seminário o defensor público Fernando Redede Rodrigues e a promotora de Justiça Danielle Cristine Cavali Tuoto. “É um momento ímpar de troca, de aprendizado”, disse Rodrigues. “Sabemos quantos desafios temos na socioeducação e queremos buscar coletivamente as melhorias”, afirmou Danielle, que citou alguns avanços e elogiou a contratação de mais agentes. No mês passado, o Governo do Estado autorizou a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 589 agentes de socioeducação.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 290
Última edição

Edição de 05/09/2025

Publicada em 05/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.