.

‘Ainda estou aqui’ vence o Oscar 2025 de melhor filme internacional

É o primeiro prêmio da história do Brasil; diretor Walter Salles dedicou prêmio a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro
Picture of Por: Redacao

Por: Redacao

Todos os Posts

‘Ainda estou aqui’ vence o Oscar 2025 de melhor filme internacional

É o primeiro prêmio da história do Brasil; diretor Walter Salles dedicou prêmio a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro
Walter Salles com o Oscar de melhor filme internacional por 'Ainda estou aqui'
Walter Salles com o Oscar de melhor filme internacional por 'Ainda estou aqui'

Pela primeira vez na História, o país venceu um Oscar. “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, foi escolhido melhor filme internacional na 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, que aconteceu neste domingo de carnaval (2). O longa-metragem bateu “Emilia Pérez” (França), “Flow” (Letônia), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “A garota da agulha” (Dinamarca).

O prêmio foi entregue pela atriz Penélope Cruz e recebido pelo diretor Walter Salles.

“Obrigado, primeiramente, em nome do cinema brasileiro. Eu estou muito honrado em receber isso nesse grupo extraordinário de cineastas”, disse Walter Salles, que dedicou o prêmio a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

“Isso vai para uma mulher que depois de uma perda, sofrida por causa de um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio vai para ela, o nome dela era Eunice Paiva. E vai para duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”.

Walter Salles e Fernanda Torres na cerimônia do Oscar

 

A história das telas

O filme conta a trajetória de Eunice Paiva, mulher do ex-deputado Rubens Paiva, que é sequestrado, torturado e morto por oficiais do Exército durante a ditadura civil-militar em 1971. Sem o marido e ela também vítima da brutalidade do Estado, Eunice passa a ser o esteio de uma família de cinco filhos. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, um dos filhos de Eunice e Rubens.

Além dos elogios da crítica internacinal, “Ainda estou aqui” é um fenômeno nas salas do Brasil, onde já vendeu mais de 5,2 milhões de ingressos e arrecadou R$ 105 milhões nas bilheterias, o maior sucesso comercial nacional desde a pandemia de Covid-19.

Fonte: O Gloo

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.