A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta terça-feira (1º) projeto de lei apresentado pela deputada Luciana Rafagnin (PT) que concede o título de Utilidade Pública à Associação dos Usuários e Familiares da Casa de Apoio Irmão Cirilo, de Francisco Beltrão.
“Um passo importante para que a instituição possa ampliar seu trabalho essencial com pessoas em situação de vulnerabilidade.”, disse Luciana.
Com o título de utilidade pública estadual a Associação Irmão Cirilo poderá buscar parcerias, novos recursos e convênios com o poder público.
A associação, fundada em fevereiro de 2007, em Francisco Beltrão, atua na região sudoeste do Paraná com o objetivo de acolher e apoiar pessoas com deficiência, idosos e acamados em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Com atividades como visitas domiciliares, oficinas de renda e bem-estar, atendimentos psicológicos, fisioterapia, arteterapia e distribuição gratuita de materiais de higiene e cestas básicas, a instituição busca promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.
Segundo dados divulgados pela associação, em 2022 foram atendidas mensalmente 83 pessoas na sede da entidade. Em 2023, esse número subiu para 95 atendimentos mensais. Considerando os atendimentos domiciliares — que envolvem também os familiares dos usuários —, o total de pessoas beneficiadas chegou a 350 no último ano.