Arion lidera com folga na primeira pesquisa para prefeito de Marechal Rondon

Ele tem 25,4% das intenções de voto, seguido por Sauer com 13,1%, Backes com 9,7%, Tadeu com 9,1% e Maria Cleonice com 8,9%

Arion lidera com folga na primeira pesquisa para prefeito de Marechal Rondon

Ele tem 25,4% das intenções de voto, seguido por Sauer com 13,1%, Backes com 9,7%, Tadeu com 9,1% e Maria Cleonice com 8,9%
Pré-candidatos a prefeito. Na oposição, Arion lidera. Pela situação, Sauer, Backes e Tadeu são os nomes mais fortes.
Pré-candidatos a prefeito. Na oposição, Arion lidera. Pela situação, Sauer, Backes e Tadeu são os nomes mais fortes.

O vereador Arion Nasihgil (PP) lidera com folga a primeira pesquisa de intenção de votos para Marechal Cândido Rondon em 2024, divulgada nesta sexta-feira (21) pelo programa do Pícolo. Ele aparece com 25,4%, um seja, mais de um quarto das intenções de voto na pesquisa estimulada, que apresentou uma relação de oito pré-candidatos.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.NOS NO GOOGLE NEWS.

Em segundo lugar aparece o também vereador Soldado Sauer (União), atual presidente da Câmara, com 13,1%. Em terceiro aparece o vereador licenciado e secretário de Agricultura, Adriano Backes (União), apontado como preferido por 9,1% dos eleitores. Muito próximos dele estão o empresário Elizeu dos Reis (Tadeu), com 9,1% e a ex-primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, com 8,9%.

Também foram pesquisados os nomes de Palagano (PSOL), Marciane Specht (União) e Fernando Nègre (PT), que obtiveram respectivamente percentuais de 2%, 1,4% e 1,1%.

O número de brancos ou nulos foi de 7,7% e que não sabe ou não respondeu foi de 21,4%.

Confrontos

A pesquisa também simulou alguns confrontos entre pré-candidatos. Alguns destes confrontos tem chances reais de acontecer. Outros dificilmente acontecerão, mas serve para avaliar a força entre pré-candidatos de um mesmo grupo político.

Num dos confrontos com maior possibilidade de acontecer, entre Arion e Tadeu, o vereador de oposição aparece com mais do que o dobro das intenções de voto: 42,3% contra 19,7% de Tadeu. 

Um outro confronto, que igualmente tem possibilidade real de ocorrer, envolvendo Arion e o Soldado Sauer, mostra que a diferença cai, mas ainda com uma vantagem de 10% pró-Arion. Ele soma 39,7% de preferência, contra 29,7% de Sauer.

A pesquisa ainda simulou outras duas situações de confrontos, que já são mais improváveis de acontecer, por serem pré-candidatos do mesmo grupo político. Claro que, até a eleição muita coisa pode acontecer no tabuleiro político, inclusive trocas de partido na janela que se abrirá no mês de abril de 2024.

A primeira destas simulações envolve o vereador Sauer e o empresário Tadeu. Sauer leva significativa vantagem com 38,3% da preferência, contra 23,1% de Tadeu. 

Na outra simulação, agora entre Tadeu e o secretário Backes, este também leva vantagem, apesar de menor, sobre o empresário. Backes aparece com 33,7% e Tadeu com 21,7%. O que aumentou significativamente nesta sondam foram os nulos, brancos e que não responderam, que juntos somam 44,6% dos entrevistados, um sinal claro de dúvida ou até rejeição.

Para vereador

Usando como critério os nomes que atualmente compõem a Câmara Municipal, somados os titulares licenciados, a pesquisa também apurou quem é o vereador mais atuante. Gordinho do Suco (União), que sequer é cotato para prefeito, figura com impressionantes 37,1%. Ele é seguido por Arion Nasihgil (13,1%), Sauer (8,6%), Backes (5,7%), Moacir Froehlich (4,9%), Padeiro (4,3%), Sargento Dionir (3,7%), Pedro Rauber (3,4%), Cristiano Suko Metzner (2,6), Juca (1,4%), Rafael Heinrich (1,4%), Juliano Oliveira, Portinho, Claudinho, Carlinhos e Paleta ficaram abaixo de 1%.

Avaliação do Governo Marcio

A avaliação da atual administração, que tem à frente o prefeito Marcio Rauber (União), demonstra um índice histórico de aprovação. Para 23,7% dos entrevistados o governo é ótimo e 46,9% disseram que é bom. Outros 20,3% avaliam como regular. Apenas 2% julga ruim e 4% péssimo.

Se considerar os números do ótimo e do bom e acrescentar a metade do regular, é possível avaliar que o governo tem um índice de aprovação de 80,7% dos entrevistados. Apenas 16,1% não aprova. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi contratada pelo programa do Pícolo e realizada pelo Instituto Excelência Pesquisas, no dia 08 de julho de 2023. O tamanho amostral é de 350 entrevistas, realizadas proporcionalmente nas áreas urbana e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

 

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.