A Assembleia Legislativa do Paraná lançará nesta segunda-feira (11) o projeto Arte é um Bom Negócio, que prevê uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a promoção de oficinas, capacitações e orientações voltadas ao empreendedorismo criativo. As formações, que ocorrerão em setembro, serão gratuitas e abertas ao público. Elas acontecerão nas dependências do Legislativo estadual.
A colaboração será oficializada em sessão solene proposta pelo autor da iniciativa, o deputado Nelson Justus (União), presidente da Comissão de Cultura da Alep. “A ideia do projeto Arte é um Bom Negócio é reconhecer o imenso valor econômico e social da arte. A cultura movimenta a economia, gera empregos e transforma vidas. Tem muita gente talentosa fazendo arte incrível, mas que precisa de apoio para transformar isso em renda, em negócio, em oportunidade”, destacou o parlamentar.
As formações ocorrerão ao longo de dois dias, em datas ainda a serem definidas. Oficinas de artesanato, economia criativa, marketing, precificação, acesso e captação de microcrédito estão entre as capacitações que serão ofertadas por meio da parceria entre o Sebrae e a Assembleia Legislativa do Paraná. “A gente sabe: arte também gera emprego, movimenta a economia e muda realidades. E sim — a arte é um bom negócio. Vamos em frente com esse projeto”, complementou Justus.
Homenagens e lei
Durante a solenidade, Justus apresentará um projeto de lei que visa instituir a Semana da Arte do Paraná. O texto ainda será protocolado no Legislativo. O deputado também prestará homenagens a artistas do Paraná que realizaram contribuições importantes para a cultura paranaense.