.

Artesãos lindeiros ao lago de Itaipu participam de workshop sobre criatividade no artesanato

Treinamento foi disponibilizado aos inscritos II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros .A atividade faz parte da segunda fase do concurso
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts

Artesãos lindeiros ao lago de Itaipu participam de workshop sobre criatividade no artesanato

Treinamento foi disponibilizado aos inscritos II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros .A atividade faz parte da segunda fase do concurso
II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu Foto:Assessoria

Os inscritos no II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participaram nesta semana de dois dias de workshop com o tema “Design: Criatividade no artesanato brasileiro”, ministrado pela designer Eliza Almeida. Os encontros ocorreram em Santa Helena, na terça-feira (02) e na quarta-feira (03).

A atividade faz parte da segunda fase do concurso, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional.

Apoio e estímulo

De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, os workshops têm o objetivo de apoiar os artesãos na criação das peças que serão inscritas no concurso. “Além de estimular a criatividade, buscamos oferecer ferramentas práticas para que os participantes possam aprimorar seus produtos, considerando materiais, design e processos que valorizem a sustentabilidade”, destacou.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, observou que a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva. “Essas são, de fato, as economias do futuro”, afirma.

A designer Eliza Almeida ressaltou a importância da inovação no setor. “O artesanato brasileiro é reconhecido pela riqueza cultural e diversidade de técnicas. Quando unimos criatividade, identidade regional e sustentabilidade, criamos produtos que se destacam e conquistam novos mercados”, afirmou.

Próximas etapas

O concurso segue agora para a etapa de desenvolvimento das peças, que poderão ser inscritas até 10 de outubro. A divulgação dos produtos pré-selecionados será feita em 28 de outubro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.

Ao todo, serão premiados os vencedores de três categorias — artesanato com materiais recicláveis, naturais e industrializados com certificação de origem e sustentabilidade. Cada um receberá R$ 4 mil via PIX e uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.

Mais informações estão disponíveis no site: campanha.itaipuparquetec.org.br/concurso-de-artesanato-sustentavel

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 290
Última edição

Edição de 05/09/2025

Publicada em 05/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.