As atividades turísticas no Paraná tiveram alta de 4,7% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2024, resultado superior ao desempenho nacional, que ficou em 4,1%. Os dados integram o Boletim do Desempenho das Atividades Turísticas, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento das receitas de empresas ligadas ao transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê e hotéis.
Na comparação com maio, houve queda de 0,9% no Brasil e de 2,1% no Paraná. Ainda assim, o desempenho acumulado segue intenso. Nos últimos 12 meses, o setor de turismo cresceu 6,1% no país e 7,4% no Paraná, impulsionado também pelos segmentos de restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.
Esse avanço consolidou o estado como o 8º maior em volume de receitas turísticas no cenário nacional. Para Dezordi, o resultado reflete um ambiente favorável. “O crescimento da atividade turística indica um setor de serviços forte, com baixa taxa de desemprego e expansão da renda, em sintonia com os investimentos crescentes em infraestrutura turística no Paraná”, destaca.
BOLETIM