Audiência pública sobre fibromialgia reúne grande público em Ponta Grossa

Encontro foi promovido pelo deputado Marcelo Rangel (PSD).

Audiência pública sobre fibromialgia reúne grande público em Ponta Grossa

Encontro foi promovido pelo deputado Marcelo Rangel (PSD).
Audiência pública sobre fibromialgia reúne grande público em Ponta Grossa

Com grande participação popular, a audiência pública promovida pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), na noite de terça-feira (25), na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em Ponta Grossa, foi um sucesso.

O evento, que foi conduzido por Rangel, reuniu pacientes, profissionais da saúde, lideranças comunitárias, autoridades e representantes da sociedade civil em uma conversa ampla e sensível sobre os desafios enfrentados por quem convive com a doença.

“Essa audiência pública foi fundamental para dar visibilidade à dor que muitas vezes é silenciosa. A fibromialgia precisa ser compreendida e reconhecida como uma condição que exige atenção do poder público. Estamos aqui para ouvir, acolher e agir”, destacou Rangel.

A expressiva presença do público, que lotou o auditório da ABO, reforçou a relevância do tema e a urgência de medidas concretas. Durante a audiência, relatos emocionantes de pacientes foram ouvidos, assim como contribuições técnicas de profissionais da área da saúde, que trouxeram dados e sugestões para a construção de políticas públicas que garantam qualidade de vida e dignidade aos portadores da síndrome.

O Secretário Municipal de Saúde de Castro, Matilvani Moreira, destacou a importância do evento e parabenizou Rangel pela iniciativa da realização da audiência pública. “A fibromialgia é uma doença crônica muito complexa e é de máxima importância a discussão deste assunto com a comunidade”, disse o secretário.

De acordo com o Dr. Marcelo Young Blood, médico neurologista, a principal dificuldade no tratamento da fibromialgia não está na falta de profissionais capacitados, pois é possível treinar médicos da atenção básica para reconhecer a doença, cujo diagnóstico é simples e depende, sobretudo, da suspeita clínica. O grande desafio está no preconceito e no estigma associados à condição.

“A fibromialgia desafia o modelo tradicional de assistência médica, baseado em diagnóstico e tratamento medicamentoso. Trata-se de uma condição crônica que frequentemente não responde bem aos tratamentos convencionais, exigindo uma abordagem multimodal e individualizada. Diferente de outras doenças crônicas, como o diabetes, cujos sintomas podem demorar a se manifestar, o paciente com fibromialgia sente dor diariamente, o que torna o enfrentamento da doença mais complexo tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde”, explicou o médico.

Para a fisioterapeuta Bianca Carraro, o maior desafio no cuidado com a fibromialgia não é apenas técnico, mas envolve a compreensão do papel do paciente no controle da própria dor. Segundo ela, embora existam várias abordagens profissionais e terapias disponíveis, o foco do tratamento deve estar no autoconhecimento e na educação em saúde do próprio paciente.

“Como a fibromialgia é uma condição crônica sem cura, é fundamental ensinar o paciente a conviver e controlar a dor, utilizando práticas integrativas simples, acessíveis e eficazes, como auriculoterapia, automassagem, hidroterapia, escalda-pés e chás tradicionais, que promovem o bem-estar físico e emocional. Essas práticas, quando combinadas com atividade física regular, ajudaram muitos pacientes a reduzir o uso de medicamentos e a manter sua funcionalidade mesmo diante da dor”, ressaltou Bianca.

Ao final do evento, o deputado Marcelo Rangel destacou que a audiência foi apenas o primeiro passo de um movimento maior de conscientização, mobilização e formulação de propostas concretas. O parlamentar reafirmou seu compromisso de levar as demandas apresentadas ao âmbito legislativo, visando a criação de leis e programas que assegurem acolhimento e respeito às pessoas com fibromialgia.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.