.

​Câmara vota projeto para prevenção do AVC na segunda (14)

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Cascavel votará o Projeto de Lei nº 142 de 2025, que propõe a
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

​Câmara vota projeto para prevenção do AVC na segunda (14)

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Cascavel votará o Projeto de Lei nº 142 de 2025, que propõe a criação do Programa de Conscientização e Prevenção do Acidente Vascu
​Câmara vota projeto para prevenção do AVC na segunda (14)

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Cascavel votará o Projeto de Lei nº 142 de 2025, que propõe a criação do Programa de Conscientização e Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no município. A iniciativa é de autoria da Comissão de Saúde e Assistência Social, dos vereadores Edson Souza (MDB), Cidão da Telepar (PODEMOS) e Rondinelli Batista (NOVO).

O programa visa implementar campanhas educativas, capacitar profissionais da saúde e desenvolver ações contínuas de informação e prevenção voltadas à população. Segundo o vereador Edson Souza, a proposta representa um avanço necessário na política pública de saúde. “O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Com este projeto, queremos salvar vidas e garantir mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou o parlamentar.

A urgência do tema

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte no Brasil. Somente de 1º de janeiro e 5 de abril de 2025, foram registradas 18.724 mortes por AVC no país, o equivalente a uma morte a cada sete minutos, segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Em 2024, o total de óbitos chegou a 84.878.

Apesar de esforços de médicos e pesquisadores, o AVC continua sendo um enorme desafio para as políticas públicas, principalmente em três áreas: prevenção, tratamento e reabilitação.

O Brasil tem avançado com importantes ações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como distribuição e uso do trombolítico (medicamento que dissolve coágulos e pode salvar vidas), protocolos que agilizam o diagnóstico e tratamento, criação de 119 centros especializados no atendimento ao AVC, com apoio do Ministério da Saúde.

Mesmo assim, a prevenção ainda é o melhor caminho. A maioria dos casos está relacionada a fatores de risco modificáveis, sendo a hipertensão o mais comum. Outros fatores incluem: sedentarismo, obesidade, glicemia elevada (diabetes), tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas, estresse e predisposição genética

Diagnóstico precoce

Reconhecer os sinais do AVC e agir rápido é fundamental. Os sintomas mais comuns incluem:

Em caso de suspeita, a orientação é ligar imediatamente para o SAMU – 192. Não dê remédios por conta própria e mantenha a pessoa deitada e tranquila; O atendimento rápido pode evitar complicações ou sequelas permanentes.

Após um AVC, é essencial que o paciente seja avaliado por médico e fisioterapeuta para iniciar o tratamento o quanto antes. As sequelas variam conforme a área do cérebro afetada e podem incluir paralisia de um lado do corpo, boca torta, dificuldade de fala,

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 295
Última edição

Edição de 10/10/2025

Publicada em 10/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.