A 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) decidiu, nesta terça-feira (14), pela eliminação do Futebol Clube Cascavel da Taça FPF 2025. O julgamento resultou na perda de 15 pontos e em multa de R$ 300, após a constatação de que o atleta Felipe teria sido relacionado de forma irregular em partidas da competição.
Três auditores votaram pela aplicação da pena máxima, enquanto um defendeu a redução para o artigo 91 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perda apenas dos pontos da partida em que o atleta atuou, além de multa de R$ 6 mil. Cabe recurso da decisão.
Clube perde vaga e grupo tem nova classificação
Com a perda dos pontos nas partidas em que o jogador constou em súmula, o FC Cascavel caiu para a quinta colocação do grupo, ficando fora da segunda fase da Taça FPF.
Com a alteração, a vaga passa ao Nacional Atlético Clube, de Campo Mourão, que avança para os play-offs.
Os confrontos da nova fase serão:
-
Rio Branco x Batel
-
Coritiba x Athletico
-
Nacional x Azuriz
-
Cianorte x Foz do Iguaçu
Diretoria vai recorrer e cita pendência de outro julgamento
Em nota oficial, o Futebol Clube Cascavel afirmou que recorrerá da decisão e que solicitará a auditoria completa das súmulas da competição. O clube também mencionou a pendência do julgamento da equipe do Batel, de Guarapuava, envolvida em um grave caso de racismo, que ainda será analisado pelo tribunal.
Segundo a diretoria, caso o Batel seja excluído pela perda dos pontos, o Cascavel poderá ser mantido na disputa. “O clube buscará todos os recursos cabíveis para assegurar sua permanência na competição”, informou a nota.
A decisão do TJD-PR ainda não é definitiva, e o caso deve seguir para análise do Pleno do Tribunal, onde o recurso do FC Cascavel poderá ser julgado nos próximos dias.