A partir do próximo dia 26 de agosto, Cascavel, no Paraná, será sede da competição mais disputada entre clubes de futsal feminino do mundo: a Copa Mundo do Futsal Feminina. O torneio internacional chega à sua quarta edição e reunirá times de quatro países que figuram no topo do Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA: Brasil (1º), Argentina (4º), Colômbia (7º) e Rússia (8º).
A disputa contará ainda com uma equipe dos Estados Unidos, país em desenvolvimento na modalidade. O Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA, lançado no último ano, serve como referência para identificar os países que lideram o esporte em qualidade. O Brasil ocupa a primeira colocação.
Um dos representantes brasileiros será o time da casa: o Stein Cascavel. O projeto vitorioso da cidade paranaense é tricampeão da Copa Mundo do Futsal e será a equipe a ser batida na competição. No último ano, a conquista do Stein recebeu destaque internacional no site oficial da FIFA, que classificou a Copa Mundo Feminina como o mundial de clubes da modalidade.
Da vizinha Argentina, está confirmada a tradicional equipe do Pinocho, vencedora da seletiva nacional. O clube tem uma história consolidada e disputa competições da elite do futsal argentino. Já a Colômbia será representada por Juventas e La Perla, esta última campeã da seletiva local. Ambas prometem trazer atletas de alto nível e grande competitividade. O Normanochka, da Rússia, completa a lista de times vindos de países que ocupam o topo do ranking da FIFA. Com título nacional no currículo, o clube russo disputará sua quarta Copa Mundo do Futsal.
Correndo por fora, chegam as norte-americanas do NY Ecuador, projeto de futsal consolidado nos Estados Unidos. A cada temporada, o clube retorna ao Brasil com equipes mais fortes e preparadas.
“Temos como meta reunir as principais equipes do mundo na nossa disputa. Assim, conseguimos elevar o nível competitivo e, principalmente, proporcionar confrontos entre escolas técnico-táticas diferentes. O futsal feminino está cada vez mais estruturado e forte no nosso país. A Copa Mundo do Futsal Feminina é mais uma competição com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da modalidade”, comenta Anderson Andrade, CEO da marca Mundo do Futsal, idealizadora e organizadora do torneio junto ao Comitê Local de Cascavel.
Outras duas equipes completam a lista de participantes e serão confirmadas pela organização nos próximos dias. Os jogos da Copa Mundo do Futsal Feminina serão realizados no Ginásio da Neva, entre 14h e 20h, com entrada franca (sujeita à lotação).
Criada em 2019, a Copa Mundo do Futsal tem o objetivo de impulsionar o futsal masculino e feminino no Brasil, fomentando a competitividade entre equipes internacionais e revelando talentos para o cenário mundial da modalidade. Idealizada pelo Mundo do Futsal — a marca que mais apoia o esporte —, a disputa já é considerada uma das mais importantes do calendário de base. A primeira edição feminina foi realizada em 2022, em Campo Grande (MS). Em 2023, a competição ocorreu em Paranaguá. No último ano, Cascavel sediou a disputa.
Siga o perfil da Copa Mundo do Futsal no Instagram (@copamundodofutsal) para acompanhar o anúncio das próximas equipes e todas as novidades da competição.
Onde assistir aos jogos?
O canal do Mundo do Futsal no YouTube transmitirá todos os jogos ao vivo. Os canais Bandsports e Catve também exibirão partidas do torneio.
A Copa Mundo do Futsal Feminina é realizada pelo Mundo do Futsal Eventos e pelo Comitê Organizador Local — formado pela Prefeitura Municipal de Cascavel, FMEC (Fundação Municipal de Esporte e Cultura), Secretaria Municipal de Esportes, Conselho Municipal de Turismo e Stein Futsal — com apoio do Governo do Estado do Paraná, Secretarias de Turismo e Esporte do Estado do Paraná e Sesc Fecomércio-PR. Conta ainda com patrocínio de Mundo do Futsal, Joma e Meinerz, e com as chancelas institucionais da CBFS e da Federação Paranaense de Futsal