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Cascavelenses devem economizar cerca de R$ 68 milhões com redução do IPVA

Com a quarta maior frota do estado, Cascavel tem próximo de 273 mil veículos automotores e a maioria será beneficiada com redução nas tarifas
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Por: Tissiane Merlak

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Cascavelenses devem economizar cerca de R$ 68 milhões com redução do IPVA

Com a quarta maior frota do estado, Cascavel tem próximo de 273 mil veículos automotores e a maioria será beneficiada com redução nas tarifas
IPVA mais barato anima contribuintes. Redução será de quase 50%

A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anunciada na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, de 3,5% sobre o valor do veículo para 1,9%, traz para o estado o menor percentual deste imposto do país. Em Cascavel, a maior parte dos 273 mil veículos automotores devidamente registrados será impacta com a redução e os novos valores prometem uma economia de quase R$ 68 milhões aos condutores.

Os principais beneficiados serão os donos de quase 160 mil veículos de passeio e os cerca de 50 mil condutores de motocicletas, porque serão deles o principal benefício na redução. Caminhões, ônibus e similares seguirão pagando 1% sobre o valor do veículo.

Em 2024, último dado efetivamente compilado e divulgado pelas autoridades em trânsito do estado, os motoristas cascavelenses pagaram, em média, R$ 420 por veículo em IPVA – lembrando que esse valor varia de acordo com o valor do automóvel.

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Neste ano, considerando os valores médios e a frota, esse valor subiu para próximo de R$ 525 por veículo.

Ao todo, os cascavelenses pagaram em 2024 próximo de R$ 119 milhões. A expectativa é que 2025 contabilize pagamento próximo de R$ 148 milhões, tendo em vista que os dados finais dos pagamentos ainda não foram divulgados.

Beneficiado impactará no bolso dos paranaenses em 2026

Para 2026, alerta o economista Marcelo Dias, a tendência é de valores bem inferiores ao registrados neste ano. “Enquanto na média em Cascavel cada veículo pagou neste ano R$ 525 em IPVA, levando em conta o valor médio dos carros e motos, ano que vem o valor médio vai reduzir para cerca de R$ 285 por veículo. Isso lembrando que essa soma varia de acordo com o valor do veículo”, destaca.

Dias reforça que um carro que tem o valor da tabela Fipe de R$ 100 mil, em 2025 pagou R$ 3,5 mil em IPVA. “Ano que vem essa conta cai para R$ 1,9 mil, uma economia bem expressiva, mas é preciso ficar atento porque, se houver atrasos, os valores das multas são salgados, na casa dos 20%”, completa.

Ele explica que, para fazer a conta de quanto cada contribuinte vai pagar no imposto, basta verificar o valor do veículo e calcular 1,9% sobre esse valor. “Um carro de R$ 50 mil passa a pagar R$ 950, em 2025 esse mesmo proprietário pagou R$ 1.750”.

Ele explica que o valor médio considera veículos de todos os valores. “Motocicletas em geral, por exemplo, custam bem menos que um carro. Por isso o valor médio geral fica menor, mas cada caso é um caso e cada automotor tem ´seu valor a ser calculado”, completa.

Ratinho Junior lembra que redução de 45% coloca estado com o menor IPVA do Brasil

O governador Ratinho Junior destacou, na data da redução da alíquota do IPVA, que a medida representa uma queda de 45% e coloca o Paraná com a menor tarifa do país, abaixo dos 2% praticados por Santa Catarina, Espírito Santo, Acre e Tocantins.

Segundo o governo do estado, em todo o Paraná a mudança vai beneficiar 3,4 milhões de proprietários, o equivalente a 83% da frota tributada no estado, composta por 4,1 milhões de veículos. Serão contemplados automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores. Já ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga e movidos a GNV seguem com alíquota diferenciada de 1%.

A maior parte da frota paranaense (68,3%) é de veículos avaliados em até R$ 50 mil. Com a atual alíquota, um automóvel desse valor paga R$ 1.750 de IPVA. Com a nova alíquota, o imposto cairá para R$ 950, quase metade do valor atual. Para comparação, em Santa Catarina o custo seria de R$ 1.000 e, em São Paulo, R$ 2.000, já que a alíquota lá é de 4%.

Ratinho Junior avaliou que a redução deve estimular a repatriação de veículos registrados em outros estados por conta da carga tributária. “É mais uma medida dentro do nosso compromisso com a redução de impostos e da máquina pública. Essa diminuição de 45% coloca o Paraná com a menor alíquota do Brasil”, afirmou.

Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a expectativa é que a nova tarifa também reduza a inadimplência e ajude a equilibrar a arrecadação. “Com o menor IPVA do país, muitos contribuintes devem trazer seus veículos de volta ao estado e manter os pagamentos em dia”.

O impacto nas ruas de Cascavel

Com a quarta maior frota de veículos do estado, Cascavel é um dos municípios aonde a inadimplência com o IPVA é considerada uma das menores do Paraná.

Até julho, 76% dos proprietários de veículos no município já haviam quitado o imposto. O pagamento do IPVA é essencial não apenas para manter a documentação do veículo em dia, mas também para a emissão do licenciamento, cuja ausência pode resultar em apreensão do automóvel, aplicação de multa e até a inclusão da dívida em cadastro de inadimplentes, como o Cadin estadual.

O estado e entidades ligadas ao direito do consumidor também alertam para o aumento dos golpes envolvendo boletos falsos sobre esses impostos. A orientação é que os pagamentos sejam feitos exclusivamente por meio do aplicativo Detran Inteligente, no site oficial do órgão ou com o auxílio de despachantes credenciados. Além de garantir a regularização da documentação, o pagamento do IPVA impacta diretamente a arrecadação estadual e municipal, já que 50% do valor recolhido é repassado às cidades, sendo aplicado em áreas distintas, mas especialmente em infraestrutura viária.

“Com o crescimento do número de motoristas e veículos no Paraná, manter os tributos em dia é fundamental para evitar problemas legais e contribuir com o desenvolvimento dos municípios”, completa Dias.

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