Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná promovem na próxima semana um workshop de integração entre as diferentes entidades envolvidas com a gestão de recursos hídricos no Estado. O 1º Workshop de Conhecimentos Científicos para CBHs será na quarta-feira (15), das 9h às 17h, e tem como objetivo facilitar a execução de pesquisas científicas sobre as bacias paranaenses ao traduzir informações complexas para uma linguagem acessível e aplicável às realidades locais.
O evento é gratuito e acontecerá de forma remota, com transmissão pela plataforma Zoom e pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas no seguinte LINK .
O evento, proposto originalmente pelo CBH Litorânea e impulsionado pelos outros comitês, surgiu a partir de uma iniciativa de integração com universidades do Estado. A UniCBH – Construindo Pontes entre Universidade e Comitês de Bacia Hidrográficas, visa fortalecer o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos, usuários e membros da sociedade civil envolvidos com os comitês, assim fomentando uma gestão de recursos hídricos mais inclusiva, descentralizada e dinâmica.
Além disso, o projeto prevê a troca de informações entre as partes envolvidas, procurando integrar diferentes vozes na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais e sociais que afetam as bacias hidrográficas do Estado.
A iniciativa também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nas metas de gestão sustentável da água (ODS 6) e na promoção da inclusão e da participação social (ODS 10). Ao intensificar a colaboração entre a universidade e os comitês de bacia, a UniCBH reforça a importância da transparência, da justiça socioambiental e do empoderamento das comunidades, criando condições para uma gestão hídrica mais eficiente e que contemple as necessidades de todos os envolvidos.
- Paraná supera em 20% a distribuição de mudas nativas durante a Semana da Árvore
- Estado emite licença e Palmas terá novo complexo eólico de R$ 3,5 bilhões com 72 turbinas
GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010 .
Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.
As atividades estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro. Para mais informações sobre os comitês, atividades e agenda, visite o site www.iat.pr.gov.br e acesse a aba “Gestão das Águas”.
Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.
Galeria de Imagens
