Com 49,4% dos consumidores planejando presentear no Dia dos Pais, a região Central do Paraná registra a segunda maior intenção de compras do estado, conforme aponta sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR. A média estadual é de 47,9%. Outros 34,6% dos entrevistados da região afirmaram que não pretendem comprar presentes. Contudo, a movimentação deve aquecer o comércio em todo o estado, impulsionando especialmente os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria.
Entre os que vão às compras, as mulheres lideram a intenção de presentear, com 57,5%. Entre os homens, 42,2% afirmaram que vão comprar, mas a maioria (43,4%) declarou que não irá às compras.
Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt. “Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.
O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação. “Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.
Regiões
Em todo o estado, Curitiba lidera a intenção de compras (50,7%), seguida pela região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%), Noroeste (47%) e Oeste (44,7%).
Tíquete médio
O tíquete médio regional é de R$ 148,03, sendo de R$ 145,68 entre os homens e R$ 150,07 entre as mulheres – única região do estado em que o valor gasto por elas supera o dos homens. No Paraná, o tíquete geral é de R$ 161,25.
Tipos de presentes
Os itens mais procurados no comércio da região Central são roupas e calçados (59,7%) e perfumes e cosméticos (11,7%). Outros presentes incluem comidas e bebidas (5,2%) e máquinas e ferramentas (5,2%).
Forma de pagamento e local de compras
As formas de pagamento preferidas na região são o cartão de crédito parcelado e o Pix, ambos com 26,8%, além do cartão de crédito no vencimento (23,9%), cartão de débito (14,1%) e dinheiro (8,4%).
Em relação aos locais de compra, prevalece o comércio de rua na região Central, com 47,3%. As lojas do centro da cidade aparecem em segundo lugar (37,8%), seguidas por internet (33,8%), shopping centers (16,2%) e lojas de bairro (9,5%).
Período da compra
A maioria dos consumidores da região deve fazer as compras na semana que antecede a data comemorativa (65,3%), e 10,7% costumam comprar no próprio dia, mesma porcentagem dos que já adquiriram os presentes com antecedência. Apenas 13,3% se organizam com mais de uma semana de antecedência.
Critérios de escolha
A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores realiza pesquisa de preços antes de comprar, principalmente por meio da internet, comportamento observado em 76% dos entrevistados que pesquisam. O preço ainda pesa na decisão, mas o fator mais relevante para os consumidores da região é a qualidade do produto (22%), seguido pela preferência do presenteado (20,8%), atendimento do vendedor (18,2%) e custo-benefício (13%). O preço baixo aparece com 9,1%.
Regiões
Curitiba
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