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Intenção de compras no Dia dos Pais é a segunda maior do Paraná na região Central

49,4% dos consumidores da região pretendem presentear na data, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR 29/07/2025

Intenção de compras no Dia dos Pais é a segunda maior do Paraná na região Central

49,4% dos consumidores da região pretendem presentear na data, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR 29/07/2025
CENTRO: Intenção de compras no Dia dos Pais é a segunda maior do Paraná na região Central

Com 49,4% dos consumidores planejando presentear no Dia dos Pais, a região Central do Paraná registra a segunda maior intenção de compras do estado, conforme aponta sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR. A média estadual é de 47,9%. Outros 34,6% dos entrevistados da região afirmaram que não pretendem comprar presentes. Contudo, a movimentação deve aquecer o comércio em todo o estado, impulsionando especialmente os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria.

Entre os que vão às compras, as mulheres lideram a intenção de presentear, com 57,5%. Entre os homens, 42,2% afirmaram que vão comprar, mas a maioria (43,4%) declarou que não irá às compras.

Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt. “Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.

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O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação. “Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.

Regiões

Em todo o estado, Curitiba lidera a intenção de compras (50,7%), seguida pela região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%), Noroeste (47%) e Oeste (44,7%).

Tíquete médio

O tíquete médio regional é de R$ 148,03, sendo de R$ 145,68 entre os homens e R$ 150,07 entre as mulheres – única região do estado em que o valor gasto por elas supera o dos homens. No Paraná, o tíquete geral é de R$ 161,25.

Tipos de presentes

Os itens mais procurados no comércio da região Central são roupas e calçados (59,7%) e perfumes e cosméticos (11,7%). Outros presentes incluem comidas e bebidas (5,2%) e máquinas e ferramentas (5,2%).

Forma de pagamento e local de compras

As formas de pagamento preferidas na região são o cartão de crédito parcelado e o Pix, ambos com 26,8%, além do cartão de crédito no vencimento (23,9%), cartão de débito (14,1%) e dinheiro (8,4%).

Em relação aos locais de compra, prevalece o comércio de rua na região Central, com 47,3%. As lojas do centro da cidade aparecem em segundo lugar (37,8%), seguidas por internet (33,8%), shopping centers (16,2%) e lojas de bairro (9,5%).

Período da compra

A maioria dos consumidores da região deve fazer as compras na semana que antecede a data comemorativa (65,3%), e 10,7% costumam comprar no próprio dia, mesma porcentagem dos que já adquiriram os presentes com antecedência. Apenas 13,3% se organizam com mais de uma semana de antecedência.

Critérios de escolha

A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores realiza pesquisa de preços antes de comprar, principalmente por meio da internet, comportamento observado em 76% dos entrevistados que pesquisam. O preço ainda pesa na decisão, mas o fator mais relevante para os consumidores da região é a qualidade do produto (22%), seguido pela preferência do presenteado (20,8%), atendimento do vendedor (18,2%) e custo-benefício (13%). O preço baixo aparece com 9,1%.

Regiões

Paraná

Curitiba

Leste

Noroeste

Norte

Oeste

Sul

Karla Santin – [email protected] | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

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