O programa Câmara no Bairro chega à sua segunda edição e, dessa vez, foi a vez da região do Floresta se encontrar com os vereadores e receber uma série de serviços no sábado (18), no salão comunitário da Associação de Moradores.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população, promovendo o diálogo direto entre os vereadores, suas equipes e os moradores dos bairros e distritos da cidade. Nesta edição, a ação foi focada na Região Norte de Cascavel, que concentra uma população estimada de 186 mil habitantes, cerca de 53% da população total do município. Além do contato direto com seus representantes para poder receber suas reivindicações, a Câmara ofereceu à comunidade diversos serviços de cidadania, brincadeiras para as crianças.
A Região Norte é composta por bairros como Floresta, Morumbi, Interlagos, Cataratas, Brasília, Brasmadeira e Periolo, além de áreas com forte integração como Canadá, Tarumã e Melissa, por exemplo. A região abriga mais de 15 mil empresas e MEIs, incluindo importantes frigoríficos que geram cerca de 8 mil empregos diretos, além de contar com instituições como o Instituto Federal do Paraná (IFPR), unidades da Polícia Militar, Guarda Municipal, Sanepar, cooperativas de crédito, redes de farmácias, lojas de móveis e materiais de construção, entre outros.
Com a presença do prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara, Tiago Almeida, dos vereadores Cidão da Telepar, Antônio Marcos, Rondinelli Batista, Hudson Moreschi, Contador Mazutti, Fão do Bolsonaro, João Diego, Mauri Schaffer, Serginho Ribeiro, Sadi Kisiel, Xavier, da vereadora Bia Alcantara, do vereador mirim Miguel dos Santos Pontes, da promotora Eliziane da Silva Moraes, representado o Ministério Público, e do advogado Leandro Moratelli, diretor de Prerrogativas da OAB/Cascavel, as atividades duraram toda a manhã.
Lago no Ecopark
O prefeito Renato Silva reforçou para os moradores, em sua fala, o compromisso de construir um lago no Ecopark Floresta, para ser um “cartão postal” da Região Norte”. “A nossa cidade já tem um grande cartão postal, que é o Lago Municipal. E a Região Norte, com a grande população que tem, merece uma área de lazer como essa, e por isso nós vamos garantir que o Ecopark tenha um lago que será um ponto turístico e um local de encontro da comunidade”, declarou o chefe do Executivo.
As principais demandas apresentadas pela comunidade e anotadas pelos servidores da Câmara no evento, algumas delas defendidas pelos proponentes na tribuna, foram:
Avaliação positiva
“Estamos todos articulados, os vereadores, o prefeito, nossos deputados estaduais e federais, todos para buscar o que é importante para a comunidade. Por isso que o Câmara no Bairro é importante, para fazer essa ligação entre as demandas da população e as autoridades que podem resolver. Aqui no bairro estão as lideranças comunitárias, aqui encontramos as dores da população. Quem ganha com essa parceria é a comunidade”, afirmou o presidente Tiago Almeida. Segundo ele, a Câmara no Bairro é um projeto de participação popular a ser melhorado a cada edição e que chegará na área urbana e na área rural, sem distinção.
O vereador João Diego, morador da região, avaliou a ação do Câmara no Bairro como “extremamente positiva”. “Eu, que nasci aqui nas ruas do bairro Floresta, fico muito feliz em ver as nossas autoridades, inclusive o prefeito Renato Silva, ouvindo as demandas da população e atendendo essa região tão importante. Isso mostra a conexão do Legislativo com a comunidade”, destacou.
Serviços
Durante toda a manhã, uma série de serviços gratuitos foram oferecidos para a comunidade, em parceria com instituições locais:
A banda do Exército também fez participação especial no evento, com a autorização do Comandante Evandro Luis Amorim Rocha, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.