Com os avanços da obra de reurbanização da Rua Rio da Paz e imediações em Cascavel, a Transitar, em parceria com a Secretaria de Serviços e Obras Públicas e a empresa responsável pela obra, vai implementar rotas alternativas no trânsito para garantir o andamento dos serviços que chegam, de fato, na Rua Rio da Paz, já a partir desta segunda-feira (21), e também o deslocamento dos condutores da região. Até então, os trabalhos estavam concentrados na Rua Rubens Lopes.
Na segunda, a Rua Rio da Paz, no trecho entre a Avenida Carlos Gomes e Rua Israel Davigo Silveira, será interditada em etapas, conforme o avanço dos trabalhos na via. No entanto, os moradores já poderão usar um desvio, usando a Rua do Pintor e Rua Rubens Lopes, no sentindo bairro-Centro. Já no sentindo Centro-bairro, as ruas: Francisco Oliva, Aquilino Zati e Rua Borim são as opções para desvio. A orientação para os condutores é que já utilizem as rotas alternativas no início da próxima semana, sempre respeitando a sinalização e os trabalhadores em atividade.
A presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, pede compreensão dos motoristas e moradores da região. “Obra causa transtorno, a gente sabe, tem poeira, sujeira e mudanças no trânsito, mas isso é temporário. O resultado será mais segurança e melhor fluidez para todos”.
A Rua Rubens Lopes, por sua vez, ainda segue com serviços, já na etapa de finalização, por isso, está com sinalização provisória, o que exige mais atenção dos condutores ao passar pela via.
OBRAA obra da Rua Rio da Paz e imediações abrange uma área de mais de 13 mil metros² e contempla serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica em CBUQ, drenagem, sinalização viária e iluminação pública.
A obra inclui a implantação de um binário entre as ruas Rubens Lopes e Rio da Paz, o que trará mudanças importantes no trânsito da região. A Rubens Lopes será invertida e a Rio da Paz passará a ser mão única no trecho entre a Rua do Pintor e a Avenida Carlos Gomes.
A Secretaria de Serviços e Obras Públicas fez uma vistoria no local nesta quarta-feira (16). Segundo o secretário Severino Folador, os serviços estão dentro do cronograma e devem ser finalizados em até 60 dias, se não houver interferência das chuvas. “Já fizemos toda a drenagem e a preparação do solo para suportar o tráfego mais pesado. Agora vamos iniciar o reperfilamento, depois a drenagem e, por fim, a pavimentação. A ideia é trabalhar por trechos, liberando conforme o andamento para não prejudicar o comércio”, explicou.
—MAPA EM ANEXO.