A Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), em parceria com a Agência do Trabalhador, lançou nesta quinta-feira (10), o Feirão Emprega, uma ação que visa proporcionar qualificação e reinserção no mercado de trabalho.
O atendimento acontece dentro da sede da Sesd, na Rua Clementino Miranda, 788, no bairro Brasmadeira, até o dia 15 de agosto, sempre às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. No local, candidatos poderão consultar vagas, receber orientação para elaboração de currículo, obter dicas para entrevistas, auxílio na emissão da carteira de trabalho digital e encaminhamento para oportunidades de emprego em diversas áreas e níveis de escolaridade.
A proposta da ação é também descentralizar os atendimentos da Agência do Trabalhador e alcançar bairros mais afastados da região central. “É uma forma de levar as oportunidades até as pessoas. Com a Agência funcionando dentro da SESD, quem mora na região da Brasmadeira, por exemplo, pode se candidatar a vagas sem precisar atravessar a cidade”, explicou o secretário da Sesd, Marcelo Silva.
A gerente da Agência do Trabalhador, Marlene Crivelari, também destacou o momento promissor para quem busca recolocação profissional em Cascavel: “Estamos no melhor momento do município em questão de oportunidades. Buscamos entender as necessidades dos empresários e, ao mesmo tempo, oferecemos ao candidato a chance de encontrar uma vaga para o seu perfil, poder melhorar o seu currículo e aumentar as chances de contratação”, destacou.
Capacitação gratuita
Além do atendimento ao público em geral, o Feirão Emprega também conta com uma iniciativa voltada à qualificação profissional. A Carreta Qualifica Paraná, em parceria com o Sesi/Senai, está no local e iniciou hoje o curso gratuito de Instalação Elétrica Industrial, com 36 vagas já preenchidas.
Participam da capacitação mulheres em busca de inserção no mercado de trabalho e pessoas atendidas pelo programa Resgate pela Vida, que promove a reinserção social de indivíduos em processo de recuperação em casas terapêuticas.
De acordo com o secretário Marcelo, o curso representa uma chance real de mudança de vida: “Nosso objetivo é esse: tratar a pessoa, que ela se recupere do vício do álcool, da droga, e que consiga se reinserir no mercado de trabalho. Através do curso oferecido aqui, ela será capacitada e já sai pronta para atuar na área. E isso para nós é fundamental”.
Durante o curso, os alunos recebem uniforme, material didático e uma bolsa no valor de R$ 1.008. Ao final da formação, os participantes serão encaminhados para vagas de emprego já identificadas pela Agência do Trabalhador. “Já estamos conectando os formandos com oportunidades reais. Quando finalizarem o curso, muitos já terão emprego garantido”.