Os visitantes que marcaram presença no Festival da Primavera neste sábado (13) tiveram a oportunidade de acompanhar uma atração disponível em poucos lugares do Brasil. Uma carreata e um show que tiveram o fogo como protagonista iluminaram o Castrolanda Expo Center, no município de Castro (Campos Gerais), com quase 50 maçaricos em cestos de balões que chamaram a atenção dos turistas.
Trata-se de um espetáculo noturno, onde os pilotos sincronizam os maçaricos das aeronaves e criam padrões de iluminação apenas com as chamas. A demonstração foi acompanhada de música, proporcionando um show à parte.
“Para que o turismo regional seja fomentado, nós contamos com atrativos singulares, mas os eventos e grandes programações também fazem parte desse combo. Além disso, nosso foco tem sido trabalhar com as estações do ano. Já temos o Verão Maior Paraná, o Inverno Paranaense e, agora, o Festival de Primavera”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
“Queremos que todas as estações do ano sejam uma opção turística do Estado, atraindo visitantes para que conheçam as belezas e variedades dos nossos territórios”, explicou o secretário.
O Festival de Primavera começou na sexta-feira (12), movimentando Castro e os Campos Gerais com música, gastronomia, exposições, campeonatos e atividades com dezenas de balões – que são os carros-chefe do evento –, inclusive, na cerimônia de abertura, que contou com uma decolagem coletiva, colorindo o céu e encantando visitantes.
Devido às condições climáticas e por medidas de segurança, levadas estritamente a sério pelo Governo do Estado e a Federação Paranaense de Balonismo, foi necessário mudar o roteiro do show da noite de sábado. O espetáculo original acontece com os balões inflados e iluminados pelo fogo, mas por causa do vento foram utilizados apenas os maçaricos, o que não deixou de atrair os olhares da plateia.
NÃO SE VÊ TODO DIA – Os feedbacks dos visitantes e turistas que acompanharam a carreata e o show com as chamas passaram sempre por dois pontos comuns: a beleza e a oportunidade única de acompanhar uma apresentação que não dá para ver em qualquer lugar, nem todos os dias.
“Está sendo muito positiva a experiência com o balonismo, as atrações culturais e as atividades com as crianças. Valeu a pena fazer o deslocamento para cá, porque já queríamos conhecer Castro e o Festival foi um atrativo à mais para virmos até aqui. Tiramos fotos nos balões, vimos alguns voando e aterrissando, o show de fogos, está sendo bem divertido”, disse Gessica Ribeiro, de Curitiba, acompanhada do marido e do filho.
O Festival da Primavera também tem animado os moradores da cidade e da região, dando um senso de orgulho ao ver tanta gente visitando o município.
“Primeira vez que vejo um evento com balões assim. Eu moro aqui e quero participar desse festival com essa família todos os anos. Tem gente de fora, conhecendo a programação e os pontos turísticos da cidade, o que é muito bacana. O Estado e a prefeitura estão de parabéns”, comentou o castrense Dario Marques.
“Nós estamos encantados. Na sexta-feira acompanhamos o voo coletivo e os nossos olhos brilharam com aquela cena. Eu fico muito orgulhosa por ver Castro, uma cidade histórica, fomentando também o turismo”, contou Ana Paula Carneiro, acompanhada da família.
AINDA DÁ TEMPO – A programação é organizada, de maneira inédita, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e com apoio do Viaje Paraná – órgão de promoção do setor. O evento segue até o começo da noite deste domingo (14), com mais atrações em balões, festival gastronômico, shows e as finais da Copa Paranaense de Balonismo – Etapa Castro.
Também acontecem exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, apresentam equipamentos e veículos históricos das instituições.
Confira a programação completa do Festival de Primavera para este domingo:
8h – Abertura dos Portões
Espaço Cultural e Esportivo (Arena Gastronômica, Oficina Jogos Teatrais, apresentação João Marcos & Alexandre, espetáculo de Circo a Fonte Mágica e contação de Histórias)
17h – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar
Arena Balões
8h – Voo Cativo
9h – Voo Cativo
14h – Voo Cativo
15h – Balões inflados no chão para demonstração (público pode entrar nos balões inflados no chão)
16h30 – Voo Final com Decolagem Coletiva
16h30 – Balões estacionários para demonstração
18h30 – Entrega de Premiações – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo
Galeria de Imagens
























