.

Comissão organizadora do Inovameat de Toledo decide adiar próxima edição para 2026

Resolução foi tomada em encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, na manhã desta terça-feira (26)
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts

Comissão organizadora do Inovameat de Toledo decide adiar próxima edição para 2026

Resolução foi tomada em encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, na manhã desta terça-feira (26)
Inovameat adiada Foto:Assessoria

A próxima edição do Inovameat, que estava prevista para os dias 18 e 19 de novembro deste ano, será adiada para 2026. A decisão foi anunciada pela comissão organizadora após reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

Segundo os participantes do encontro, a medida reflete um consenso entre todos os atores envolvidos na realização da feira, que vinha sendo redesenhada desde o início do ano com o objetivo de torná-la mais atrativa ao público e aos patrocinadores.

Dificuldades do cenário econômico

A proposta de um formato menor, porém com mais engajamento, foi sendo amadurecida nos últimos meses, com a criação de grupos técnicos formados por produtores das quatro principais cadeias produtivas de proteína animal de Toledo (avicultura, suinocultura, piscicultura e pecuária leiteira), mas pesaram na decisão do adiamento as dificuldades conjunturais, decorrentes das incertezas do cenário político e econômico nacional e internacional, as quais afetam a disposição de investidores.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Conflito de calendário

Outro ponto levado em consideração foi o calendário. Para novembro, além da concorrência com os eventos natalinos, os patrocinadores em potencial já comprometeram a maior parte dos recursos de 2025 em publicidade. Além disso, a empresa responsável pela organização do Inovameat em anos anteriores também não apresentou um orçamento condizente com o novo formato do evento: mais assertivo e com menor investimento.

Neste contexto, a comissão organizadora avaliou a transferência do evento para julho de 2026, dentro da programação da Semana do Agricultor. Nesse formato, o Inovameat contará com palestras diárias voltadas a uma cadeia produtiva da proteína animal específica.

Compromisso com a continuidade

O prefeito Mario Costenaro lembra que, logo no início do ano, foi criada uma comissão para avaliar a viabilidade do Inovameat e definir o modelo mais adequado para o futuro do evento. ”O  formato até então adotado não vinha correspondendo às expectativas, sendo pouco atrativo e com uma relação custo-benefício baixa, com investimento de recursos públicos acima do resultado gerado”, analisa. “Mudamos porque a continuidade da feira é um compromisso assumido pelo município”, acrescenta Costenaro, que justifica o adiamento em virtude do contexto econômico.

Apoio das entidades do setor

O presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, entidade que gerenciaria o contrato com a empresa organizadora do evento, entende que a melhor decisão foi tomada. “Para fazer algo melhor, devemos ter tempo para impulsionar o novo formato. Temos que nos preocupar em atender tanto os produtores locais quanto as empresas que olham com carinho para o público de Toledo e região”, salienta. “Vale destacar o fato de esta decisão ter sido tomada em conjunto, de forma a atender melhor aos interesses do setor. Do jeito como era feita, a feira não atingia o produtor e vejo que faz todo sentido realizar ou incorporar este evento, de caráter técnico, à Semana do Agricultor”, acrescenta o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gaffuri.

Participação ampla na decisão

O encontro desta terça-feira contou ainda com a presença ainda do vice-prefeito Lucio De Marchi e da diretora-executiva da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Tatiany Aparecida Barbiero Tomimitsu. Também participaram os secretários municipais Balnei Rotta (Fazenda), Márcio Pimentel (Comunicação) e Luiz Carlos Bombardelli (Agricultura e Proteína Animal), acompanhado da diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Daliana Uemura, e da engenheira agrônoma Karine Zachow.

Acit e Sindicato Rural de Toledo são os organizadores do evento, mas outras  entidades do setor produtivo também marcaram presença no encontro: Leodacir Francisco Zuffo, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT); Edson Pacheco, vice-presidente técnico da Associação Regional de Suinocultores do Oeste (Assuinoeste); e o produtor rural Adilar Venites, representante dos piscicultores.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.