Falar em público é um dos maiores medos do ser humano.
Há quem diga que ele supera, inclusive, o temor à morte.
E os mecanismos para superar esse medo paralisante que aterroriza as pessoas é o tema do segundo livro que li este ano (ainda em fevereiro) e agora compartilho com você: “Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios”, escrito por Dale Carnegie.
Antes de tudo: você acredita que algumas pessoas desejam aprender a falar em público sem ter que falar em público para aprender?
É como querer aprender a tocar piano sem nunca tocá-lo: impossível.
Logo, só tem um jeito de desenvolver a habilidade de falar em público: praticando.
Calma, não morra ainda.
Algumas técnicas vão te ajudar:
1) Esteja sempre preparado e exponha-se a situações de fala: segundo o autor, a “chave” para se sentir mais seguro é estar preparado para falar. Quando? Sempre. Afinal, você precisa praticar, lembra?
Se você deseja se tornar um orador procure se preparar em todas as situações em que estiver em grupo, imaginando-se à frente de todos: “o que eu diria?”.
Com este pensamento, aproveite todas as oportunidades que tiver para falar: em família, na roda de amigos, na reunião da escola, na comunidade, no trabalho. Esse hábito te levará ao sucesso.
2) Fale sobre assuntos que domina: aborde temas que estão dentro do seu universo de conhecimento técnico, prático, de trabalho, da sua experiência, da sua vida. Este é outro fator que te dará confiança, pois não precisará se aventurar por temas que desconhece e que poderiam gerar insegurança.
3) Jamais decore, seja espontâneo: tentar decorar palavras deixa a fala mecânica e pode soar artificial para o público. O discurso fica forçado e passa menos credibilidade – além do risco de esquecê-lo na hora “H”. Deixar fluir é mais natural e genuíno. As pessoas irão notar.
4) Tenha clareza de qual mensagem quer transmitir: você não entra no seu carro e sai de casa para viajar sem saber o seu destino. Em um discurso ocorre o mesmo: antes de iniciar a sua fala, saiba exatamente aonde quer chegar, qual será a mensagem final. Isso evitará que você se perca no caminho.
5) Não seja genérico: seja específico e delimite o tema da sua fala. Enriqueça-a com detalhes. Fale tendo em vista os interesses do seu público, mencione nomes, faça elogios sinceros, use palavras familiares para os ouvintes. Dessa forma, eles perceberão que não se trata de um discurso genérico e serão cativados pelo que você diz.
6) Conte histórias: inclua histórias na sua fala para ilustrar e materializar os conceitos. Conte suas experiências, o que a vida te ensinou. Histórias prendem a atenção e ocupam lugar privilegiado na mente dos ouvintes. Use analogias e exemplos, pois eles facilitam a compreensão da sua mensagem.
7) Imprima sentimento na sua fala: um discurso memorável contém as emoções correspondentes ao que é dito. A alegria deve ser expressada com alegria, e assim por diante. O público sentirá a vibração, por isso o autor recomenda agir com sinceridade. “Ponha seu coração naquilo que diz”. Expor sentimentos genuínos vai humanizar a sua fala.
Agora que você já conhece os principais passos para desenvolver as suas habilidades de fala, eis o piano.
Caso queira saber mais antes de colocá-los em prática, recomendo intensamente a leitura do livro, afinal, Dale Carnegie é um dos maiores especialistas em técnicas de oratória e persuasão e tem preciosos conselhos que permanecem atuais ao longo dos séculos.
Sucesso a todos!
Quer receber mais conteúdos sobre Comunicação?
Siga-me no Instagram:
Fonte: Fonte não encontrada