O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) acaba de eleger seus novos representantes para a gestão 2025-2027, em um processo marcado pela ampla mobilização e pela maior votação já registrada na história do órgão. A eleição ocorreu nesta semana.
Instituído pela Loas (Lei Orgânica de Assistência Social) de 1993, o CMAS é responsável por deliberar, acompanhar e fiscalizar entidades, programas e serviços que atendem a população em situação de vulnerabilidade social. Em Cascavel, o Conselho existe desde 1995 e cumpre papel essencial no controle social, garantindo transparência e fortalecimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social)
O segmento das entidades foi o mais disputado, com oito concorrentes para três vagas titulares e três suplentes. O Provopar de Cascavel, representado pela presidente Fabiola Paranhos como titular e Neia Alberton como suplente, obteve a maior votação do pleito, conquistando lugar de destaque no colegiado. Também foram eleitos três representantes dos trabalhadores da assistência social e três representantes dos usuários da política de assistência social. Já os representantes governamentais serão indicados pelo prefeito.
Para Vanderlei Augusto da Silva, conselheiro e membro da Comissão Eleitoral, o momento reflete a maturidade democrática da cidade: “Foi uma eleição histórica, com a maior votação já registrada. Isso mostra o quanto o Conselho é fundamental para o exercício da democracia e para a efetivação do Suas em nosso município”, destacou.
A presidente do Provopar, Fabiola Paranhos, reforçou a responsabilidade de representar as entidades no colegiado. “Fazer parte do Conselho é, acima de tudo, uma oportunidade de contribuir ativamente com as políticas públicas que chegam até quem mais precisa. É um trabalho de compromisso social, por isso, reconhecemos a importância desse espaço e assumimos com responsabilidade a missão de fortalecer a política de assistência social em Cascavel”.
Os novos conselheiros tomarão posse no dia 23 de outubro e terão mandato de dois anos, com término previsto para 2027.
Entidades eleitas para a gestão 2025-2027
Além do Provopar de Cascavel, outras entidades também conquistaram assento no Conselho Municipal de Assistência Social e terão papel ativo na construção e fiscalização das políticas públicas. São elas:
I – SEGMENTO – ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1º Titular: Provopar Cascavel1º Suplente: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel2º Titular: APOFILAB – Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel2º Suplente: GUARDA MIRIM – Associação Educacional Espírita Lins de Vasconcelos3º Titular: CEMIC – Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade3º Suplente: Associação Recanto da Criança4º Suplente: Abrigo São Vicente de Paulo5º Suplente: ACAS – Associação Cascavelense de Amigos de Surdos
II – SEGMENTO – TRABALHADORES DO SETOR OU ORGANIZAÇÕES DE TRABALHADORES
1º Titular: CRP-Conselho Regional de Psicologia1º Suplente: CRP – Conselho Regional de Psicologia2º Titular: SISMUVEL- Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel/PR2º Suplente: SISMUVEL – Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel/PR3º Titular: CRESS – Conselho Regional de Serviço Social3º Suplente: SINCOVEL – Sindicato dos Contabilistas de Cascavel E Região
III – SEGMENTO – ORGANIZAÇÕES REPRESENTATIVAS DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS – LEGALMENTE CONSTITUÍDAS ou COLETIVOS DE USUÁRIOS
1º Titular: ADEFICA Entidade representativa de usuários legalmente constituída – Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel1º Suplente: ADEFICA Entidade representativa de usuários legalmente constituída – Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel2º Titular: Coletivo de Usuários do Sistema Único de Assistência Social do Território Leste2º Suplente: Coletivo de Usuários do Sistema Único de Assistência Social do Território Leste3º Titular: Coletivo de Usuários do Sistema Único de Assistência Social do Território Oeste3º Suplente: Coletivo de Usuários do Sistema Único de Assistência Social do Território Sul
Galeria de Imagens


