.

Confirmado investimento para construção de Casa da Mulher Paranaense em Toledo

Casa da Mulher Paranaense, que oferece apoio, proteção e muitas outras funções às mulheres do município
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts

Confirmado investimento para construção de Casa da Mulher Paranaense em Toledo

Casa da Mulher Paranaense, que oferece apoio, proteção e muitas outras funções às mulheres do município
Lançamento da Casa da Mulher Paranaense.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, juntamente com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, anunciaram nesta quarta-feira (20) o investimento de R$64,5 milhões para a construção de Casas da Mulher Paranaense em 30 municípios diferentes, com o objetivo de difundir os serviços de fomento ao protagonismo feminino.

Terreno e estrutura

Para receber os investimentos, Toledo disponibilizou um terreno com capacidade para receber a estrutura estadual e demonstrou possuir capacidade técnica e compromisso com a manutenção dos serviços oferecidos.

Toledo foi contemplado com R$1,9 milhão de investimento para o local. “A construção da Casa da Mulher Paranaense em Toledo representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas às mulheres. O espaço será estruturado para oferecer um atendimento humanizado e integrado, reunindo diversos serviços em um só local”, comentou a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli. 

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Acolhimento

Diferentemente da Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, que tem como foco principal o acolhimento a mulheres vítimas de violência, o programa estadual prevê que as casas funcionem como espaços multifuncionais que oferecerão qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento multidisciplinar, além das ações de proteção e prevenção à violência contra a mulher. Um dos serviços que serão disponibilizados nesses espaços é o Banco da Mulher Paranaense, que oferece linhas de financiamento para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias.

Pilares

O programa Casa da Mulher Paranaense estrutura-se em três pilares fundamentais que orientam suas ações. O eixo “Cuidar das Mulheres” abrange oficinas, palestras, atendimento multidisciplinar e o funcionamento de órgão gestor e conselho municipal.

O pilar “Gerar Prosperidade” foca na qualificação profissional, apoio à atividade empreendedora e facilitação do acesso ao Banco da Mulher Paranaense. Já o eixo “Ampliar a Proteção” concentra-se em ações de prevenção da violência contra a mulher, sensibilização, escuta inicial e encaminhamento à rede especializada de atendimento.

Etapas e projeto

“O processo está bem encaminhado. A construção da Casa da Mulher Paranaense ocorre em duas etapas: a habilitação do município e o envio da documentação técnica de engenharia. Atualmente, o município de Toledo já concluiu a primeira fase (habilitação) e está na segunda etapa, que consiste na elaboração e envio das documentações técnicas por meio do protocolo Paranacidade. O prazo para esse envio é de 45 dias corridos, conforme estabelece a Resolução nº 25/2025”, esclareceu Eliane.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.