.

Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reunirá palestrantes de nove países

O encontro será nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e reunirá centenas de especialistas e autoridades
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reunirá palestrantes de nove países

O encontro será nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e reunirá centenas de especialistas e autoridades de diferentes regiões do mundo. Entre os destaques, estão debates sobre planejamento e governança das áreas metropolitanas, direito à moradia e inclusão social, resiliência climática nas grandes cidades e mobilidade sustentável.
Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reunirá palestrantes de nove países

A programação oficial do 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas já está disponível no site do evento e confirma a participação de palestrantes e painelistas de nove países: Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Itália e China. O encontro será nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e reunirá centenas de especialistas e autoridades de diferentes regiões do mundo.

O evento é organizado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), com apoio do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), presidido pelo diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, do Ente Metropolitano de Córdoba (Argentina) e do Ente Metropolitano de Milão (Itália).

Entre os destaques, estão debates sobre planejamento e governança das áreas metropolitanas, direito à moradia e inclusão social, resiliência climática nas grandes cidades e mobilidade sustentável. Os painéis vão apresentar experiências internacionais e soluções inovadoras para os desafios urbanos comuns às metrópoles ibero-americanas.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A escolha da Região Metropolitana de Curitiba como sede do congresso reforça o protagonismo da capital paranaense no cenário internacional. Reconhecida mundialmente por suas políticas de mobilidade e planejamento urbano, a Capital se destaca como referência em debates sobre o futuro das cidades.

A realização do encontro no Museu Oscar Niemeyer projeta a Região Metropolitana como um espaço de inovação, cooperação e formulação de soluções capazes de inspirar outras metrópoles ao redor do mundo.

Para Gilson Santos, a confirmação de nomes de diferentes continentes reforça a importância do encontro. “A diversidade de vozes presentes no congresso é a nossa maior riqueza. Estamos trazendo para Curitiba experiências de países que enfrentam desafios muito distintos, mas que podem inspirar soluções conjuntas e inovadoras”, afirma.

O congresso teve sua primeira edição em 2023, na Argentina, e agora se consolida como espaço de referência para a cooperação internacional entre regiões metropolitanas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS – A programação completa está disponível no site www.fnem.com.br . As inscrições são gratuitas se seguem até 12 de setembro.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 290
Última edição

Edição de 05/09/2025

Publicada em 05/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.