.

Conselho Estadual de Educação publica novas diretrizes para o Ensino Médio no Paraná

Novo modelo define que o Ensino Médio na rede estadual terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 2.400 horas
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Conselho Estadual de Educação publica novas diretrizes para o Ensino Médio no Paraná

Novo modelo define que o Ensino Médio na rede estadual terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 2.400 horas para Formação Geral Básica e pelo menos 600 horas destinadas aos itinerários formativos. Deliberação garante que a rede do Estado esteja alinhada às diretrizes nacionais.
Conselho Estadual de Educação publica novas diretrizes para o Ensino Médio no Paraná

O Conselho Estadual de Educação aprovou e publicou a Deliberação CEE/PR nº 03/2025  que define as novas Diretrizes Curriculares Complementares e o Referencial Curricular do Ensino Médio na rede estadual de ensino. A medida atende à determinação da Lei Federal nº 14.945/2024 e às orientações do Ministério da Educação (MEC), que estabeleceram mudanças na estrutura do Ensino Médio em todo o país.

A atualização é resultado de um processo conduzido pelo governo federal e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ao qual todas as redes estaduais devem se adequar, envolvendo alterações na carga horária, na organização curricular e no formato de oferta de disciplinas e atividades.

O novo modelo define que o Ensino Médio na rede estadual do Paraná terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica, com as aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e pelo menos 600 horas destinadas aos itinerários formativos.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Os itinerários formativos permitirão que os estudantes aprofundem conhecimentos em áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou na Formação Técnica e Profissional. “Os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos de acordo com seus interesses e projetos de vida, visando seu futuro acadêmico e profissional”, explica a coordenadora do Ensino Médio na Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), Vanessa Ruthes.

“A publicação da nova Deliberação garante que a rede estadual esteja alinhada às determinações nacionais e possa aplicar as mudanças de forma sistemática”, explica o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ainda segundo o secretário, a Seed-PR atua para que as escolas recebam as orientações e condições necessárias para a implementação, respeitando as características da educação no Paraná.

INTEGRADA – A proposta também prevê que o trabalho pedagógico seja desenvolvido de maneira integrada, com uso de metodologias ativas, projetos e atividades práticas que articulem diferentes áreas do conhecimento, respeitando o conhecimento de cada uma das disciplinas.

O documento também garante que a oferta da Educação Profissional continue sendo ampliada e qualificada, inclusive com parcerias entre escolas e instituições de ensino superior, institutos federais e setor produtivo.

A implementação das diretrizes do Ensino Médio no Paraná será gradual, de acordo com um plano de ação aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. A Seed-PR prevê formação continuada para professores, adequações pedagógicas e apoio à infraestrutura das escolas, mantendo seu compromisso com a qualidade da educação pública.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.