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Consumidor da região Oeste deve gastar mais do que a média estadual no Dia das Crianças

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR aponta que intenção de compra chega a 49% e tíquete médio será de R$ 197,64 na região 01/10/2025
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Consumidor da região Oeste deve gastar mais do que a média estadual no Dia das Crianças

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR aponta que intenção de compra chega a 49% e tíquete médio será de R$ 197,64 na região 01/10/2025
Consumidor da região Oeste deve gastar mais do que a média estadual no Dia das Crianças

O Dia das Crianças promete movimentar o comércio paranaense em outubro, confirmando a influência do público infantil no varejo. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro. Na região Oeste, a intenção de compra supera a média estadual e chega a 49%.

O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38 no Paraná, enquanto na região Oeste é maior, de R$ 197,64.

Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 58,1%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão roupas e calçados (37,8%), jogos educativos (23%) e o valor em dinheiro para que a criança escolha o que quiser (10,8%). Os livros aparecem na preferência de 8,1% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 4,1% das menções.

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Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.

Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.

Dados regionais

A região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear, seguida pela Leste (50,7%), Sul (49,3%) e Oeste (49%). As regiões que presentam intenções de compra abaixo da média estadual são Curitiba (46%), Centro (44,7%) e Norte (43,3%).

Formas de pagamento

A maioria dos consumidores da região (50,6%) deve recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito no vencimento lidera as intenções (32,8%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (28,4%). Entre os pagamentos à vista (49,4%), o Pix é a principal opção (26,9%), seguido pelo débito (19,4%) e pelo dinheiro em espécie (13,4%).

Data e local da compra

A maior parte dos entrevistados (51,4%) planeja comprar os presentes na semana que antecede a data. Outros 23,6% pretendem se organizar com até 15 dias de antecedência, enquanto 16,7% já realizaram suas compras. Há também quem deixe para última hora: 8,3% afirmaram que farão as aquisições no próprio 12 de outubro.

Diferentemente da média estadual, em que a internet aparece como o principal canal de compra, na região Oeste predomina o comércio de rua, citado por 55,3% dos entrevistados (somando lojas de centro e de bairro). As compras on-line devem corresponder a 44,8% e os shoppings a 10,4%.

A sondagem detectou que 64,9% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes da compra, sendo que a maior parte (62,5%) fará a comparação de valores pela internet.

Quem presenteia e quem escolhe

Cada consumidor deve comprar presentes para duas a três crianças em média. Os pais são os principais responsáveis por presentear (56,8%), seguidos por outros familiares (48,6%) e por padrinhos e madrinhas (29,7%).

Entre os fatores que mais devem influenciar as compras estão a qualidade do produto (24,6%), a preferência da criança (17,4%), preço baixo (13%) e o atendimento do vendedor (11,6%).

Dados Paraná
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Karla Santin – [email protected] | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

 

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