O Dia das Crianças promete movimentar o comércio paranaense em outubro, confirmando a influência do público infantil no varejo. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro. No Sul e Sudoeste, a intenção de compra supera a média estadual e chega a 49,3%.
O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38 no Paraná, enquanto na região Sul/Sudoeste é levemente menor, de R$ 185,14.
Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 62,7% das menções, seguidos por jogos educativos (30,7%) e roupas e calçados (26,7%). Livros aparecem na preferência de 13,3% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares foram citados por apenas 6,7%.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.
Dados regionais
A região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear, seguida pela Leste (50,7%), Sul/Sudoeste (49,3%) e Oeste (49%). As regiões que presentam intenções de compra abaixo da média estadual são Curitiba (46%), Centro (44,7%) e Norte (43,3%).
Formas de pagamento
A maioria dos consumidores da região Sul/Sudoeste (58%) deve recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito parcelado lidera as intenções (33,8%), seguido pelo cartão de crédito no vencimento (29,7%). Entre os pagamentos à vista (42%), o Pix é a principal opção (23%), seguido pelo débito (16,2%) e pelo dinheiro em espécie (10,8%).
Data e local da compra
Quase metade dos entrevistados (49,3%) deve comprar os presentes na semana que antecede o Dia das Crianças. Outros 37,3% devem se organizar com até 15 dias de antecedência, enquanto 8% já haviam feito suas aquisições no momento da pesquisa. Apenas 5,4% afirmaram que deixarão para o próprio 12 de outubro.
Na região, as compras devem se dividir entre a internet (50% das respostas) e o comércio de rua (48,6%), que reúne lojas do centro (45,8%) e de bairro (2,8%). Os shoppings devem concentrar 11,1% da movimentação.
A pesquisa também revelou que 74,7% dos consumidores vão pesquisar preços antes da compra, sendo que a maior parte (75%) fará a comparação de valores pela internet.
Quem presenteia e quem escolhe
Cada consumidor deve comprar presentes para duas a três crianças em média. Os avós, tios e outros parentes lideram a intenção de presentear (58,7%), levemente à frente dos pais (49,3%). Padrinhos e madrinhas também terão participação expressiva, com 34,7%.
Entre os fatores mais citados na decisão de compra estão o atendimento do vendedor (19,2%), o custo-benefício (15%), a qualidade do produto (15%) e a preferência da criança (13,7%).
Dados Paraná
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