O 35º Festival de Dança de Cascavel promete transformar a cidade em palco da diversidade cultural já a partir desta quinta-feira (11) até o dia 20 de setembro, com uma programação totalmente gratuita para a comunidade. As seletivas chegaram ao fim com números expressivos: foram 204 coreografias inscritas, de 51 grupos de dança, vindos de 20 cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O evento é do governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura.
A abertura oficial da parte artística será quinta, às 19h, no Teatro Municipal Sefrin Filho, com o espetáculo “Trajetória de uma Vida”, da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa. Com coreografia de Fábio Alcântara e direção artística de Joice Aline Jorge, a obra presta homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, conduzindo o público por um percurso de canção, memória e emoção. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site sympla.com.br.
Mostras temáticasA programação segue no dia 12, às 18h, com a Mostra Gospel, que reunirá cinco grupos em 12 apresentações. No dia 15, no mesmo horário e local, será realizada a Mostra Infantil (até 12 anos), em caráter não-competitivo. Já no dia 16, adolescentes entre 12 e 18 anos assumem o palco com a Mostra e Competição Júnior, que premiará os primeiros colocados com R$ 500, valor que também será concedido na Mostra Competitiva Sênior (acima de 45 anos). Todas as mostras temáticas são no mesmo horário, 18h e não precisam de ingresso para acompanhar.
Dança do ventre e oficinasNo dia 18, o Centro Cultural Gilberto Mayer recebe a Segunda Mostra Competitiva de Dança do Ventre, com 31 apresentações e premiação em dinheiro para a coreografia vencedora.No dia seguinte (19), a “Noite das Estrelas” será dedicada aos oficineiros, que mostram ao público o talento que os credenciou para ministrar aulas no festival. Entre os destaques estão o espetáculo “Boi de Quilombo”, de Bruno Souza e seus alunos, além das apresentações de Linda Hathor (dança do ventre), Prince Toshiba (danças urbanas), Sté Peres (hip hop e house dance) e Bruno Sousa (Cabocla Jurema). Os eventos também não precisam de ingressos.
Encerramento em grande estiloO encerramento do festival será no dia 20, às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho, com a apresentação de “GAG”, da G2 Companhia de Dança do Teatro Guaíra. Dirigido por Gabriel Villela e com direção adjunta de Ivan Andrade, o espetáculo já conquistou plateias desde sua estreia em 2023, em Curitiba. “É uma obra que se destaca pelo poder de comunicação e pela beleza cênica”, ressalta Andrade. Os ingressos também podem ser retirados gratuitamente no site sympla.com.br.
DescentralizadoAlém dos espetáculos, o festival oferece mais de 70 oficinas gratuitas, distribuídas em todas as regiões da cidade, somando mais de duas mil vagas disponíveis. A programação completa pode ser conferida no linktree da Secretaria de Cultura, linktr.ee/culturacascavel.
Galeria de Imagens


