A literatura ganha palco e novas formas de expressão em Cascavel a partir desta quinta-feira (2). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o Festival Literário de Cascavel, a Flic 2025, que neste ano reúne grandes nomes da cena cultural nacional e regional em uma programação gratuita, intensa e acessível a diferentes públicos.
O pontapé inicial será no Teatro Municipal Sefrin Filho, localizado na Rua Rio de Janeiro, 905, centro às 19h30, com a apresentação de Fernanda Takai, cantora à frente da banda Pato Fu, compositora e escritora vencedora do Prêmio Jabuti. A artista fará um pocket show de 30 minutos, seguido de um bate-papo sobre sua trajetória criativa e a relação entre música e literatura, finalizando com sessão de autógrafos.
A abertura, inicialmente prevista para acontecer na Biblioteca Pública, foi transferida para o teatro em função da previsão de chuva, garantindo mais conforto e segurança à plateia. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla no link:https://www.sympla.com.br/evento/pocket-show-bate-papo-e-sessao-de-autografos-com-fernanda-takai/3142282, e quem havia se inscrito para o evento na biblioteca já recebeu automaticamente o ingresso digital por e-mail. Basta apresentar na entrada e garantir o acesso.As demais atrações serão centralizadas na Biblioteca Pública.
Até o próximo sábado (4), o Flic 2025 conta com uma agenda diversificada que contempla palestras, oficinas, espetáculos, contações de histórias, lançamentos de livros, apresentações musicais e saraus.
Outra atração que promete movimentar o Flic 2025, é a feira do livro, montada na Rua Mato Grosso, nos fundos da Biblioteca Pública. A atividade funcionará todos os dias das 14h às 22h, com participação de editoras, livreiros e sebos selecionados por edital da Secult; além disso, os expositores oferecerão descontos especiais durante o evento.
A produção literária local também terá espaço de destaque. Ao todo, 19 escritores cascavelenses, contemplados no Edital nº 28/2025 da Secult, lançarão suas obras e farão sessões de autógrafos na Feira do Livro. Os lançamentos estão organizados em dois horários fixos ao longo dos três dias do festival: das 15h às 17h e das 17h às 19h.
A secretária municipal de Cultura, Beth Leal, fala sobre a importância de eventos como esse para desenvolver e acessibilizar a cultura em nossa cidade. “Mais do que celebrar os livros, o Festival Literário de Cascavel é um espaço de encontro entre leitores, escritores, artistas e a população. É um momento para nos inspirarmos e aprendermos a valorizar ainda mais a cultura como ferramenta de transformação social”,
Para além da celebração da literatura, o Flic 2025 também se destaca como um espaço de aprendizado e troca de experiências.Na sexta-feira (3), as oficinas contemplam temas como escrita criativa, desenho, haicai, mangá e livros pop-up. Todas contarão com certificação de participação, mediante inscrição prévia no site oficial do festival:https://flic2025.vercel.app/inscricoes.
A programação prevê ainda o Sarau Literário no sábado (4), das 15h às 17h30, com palco aberto para quem quiser demonstrar seus talentos, seja apresentando poesia, música ou outras performances artísticas. Interessados podem se inscrever pelo formulário online no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2mvDmtEcq8Z94JzGYmVfaWJd9k8CI7RBG2Xdgezc4H4Io1Q/viewform
O Festival Literário de Cascavel – Flic 2025 é realizado pela Prefeitura de Cascavel, com apoio do programa Correnteza Cultural da Itaipu Binacional, por meio do Convênio Linha Ecológica, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A Unioeste também integra a iniciativa, oferecendo programação acadêmica e reforçando o vínculo entre universidade e comunidade.
Programação completa
QUINTA-FEIRA – 02 DE OUTUBRO
10h – Mesa-redonda “Narrar o feminino”, com Acir Dias, Regina Krauss e Naiani Borges.
13h30 – Espetáculo teatral “Severino faz chover”, com Luciana Ferreira e Mateus Gentil.
14h15 – Contação de história “Pescando histórias”, com Izabela Fernandes de Souza.
15h15 – Palestra “Ler para viver”, com Rogério Pereira.
15h às 17h – Lançamento do livro “O caminho da transformação”, de Janete Schaufelberger.
15h às 17h – Lançamento do livro “Sinais”, de Fernanda Salla Brandini.
15h às 17h – Lançamento do livro “Histórias da vovóinha em… não, não mexam com nossas crianças!”, de Eva Terres.
17h às 19h – Lançamento do livro “Reprisando emoções”, de Jesus Viegas.
17h às 19h – Lançamento do livro “Violeta Parra, um canto poético entre bordados de-coloniais”, de Patricia Virginia Cuevas Estivil.
17h às 19h – Lançamento do livro “A menina que coloria almas”, de Iara Lolis.
19h30 – Pocket show, bate-papo e sessão de autógrafos com Fernanda Takai.
14h às 22h (ao longo do dia) – Venda de livros com livrarias e sebos credenciados.
SEXTA-FEIRA – 03 DE OUTUBRO
09h – Contação de história “Tem história por aqui – Beto e Nina”, com Luciana Ferreira e Mateus Gentil. 10h – Contação de história “Colcha de retalhos”, com Nara Mattana.
11h – Oficina “Literatura e sustentabilidade”, com Shirley Fonseca.
13h30 – Espetáculo teatral “Rir é o melhor remédio”, com Zé Alves e Lucindo Machado.
14h30 ou 16h – Oficina “Livro Pop-Up: imagens que saltam aos olhos”, com Antônio Carlos Machado. 14h30 ou 16h – Oficina “Personagens em mangá”, com Gustavo Melo.
14h30 – Oficina “Do texto à reescrita: fanfics em foco”, com Anelise Alves Basso.
14h30 – Oficina “Oficina de haicai”, com Angela Almeida.
14h30 – Oficina “Literatura e sustentabilidade”, com Shirley Fonseca (nova sessão).
15h às 17h – Lançamento do livro “O resgate da ovelhinha”, de Rose Corso.
15h às 17h – Lançamento do livro “Doces sonhos: lucidez áurea”, de Pedro R. R. Angel.
15h às 17h – Lançamento do livro “A borboleta e o pássaro”, de Maia Piva.
17h às 19h – Lançamento do livro “O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares”, de Claudia Pagnoncelli, Julia Malanchen, Leonete Dalla Vecchia Mazaro e Neide da Silveira Duarte de Matos (Org.). 17h às 19h – Lançamento do livro “Élia: entre a vida e o medo”, de Vera Simon.
17h às 19h – Lançamento do livro “À luz dos vitrais”, de Solivan Brugnara.
20h – Palestra “Nos bastidores da criação literária: as histórias por trás dos livros”, com Anderson Novello.
14h às 22h – Venda de livros com livrarias e sebos credenciados.
SÁBADO – 04 DE OUTUBRO
13h30 – Grupo de Leituras na Biblioteca, mediado por Marina Daga e Caroline Silva.
15h – Sarau de produções autorais (palco aberto para poesia, música e performances), mediante inscrição prévia.
15h às 17h – Lançamento do livro “A educação pelo amor e para o amor”, de Roselene Borges Kopak. 15h às 17h – Lançamento do livro “Quase herege”, de Vander Piaia.
15h às 17h – Lançamento do livro “A fantástica história de Foz do Iguaçu”, de Luiz Francisco Guil.
15h às 17h – Lançamento do livro “Minha história & minha vida”, de Sebastião Dias.
17h às 19h – Lançamento do livro “As quatro estações”, de Laura Bragueto.
17h às 19h – Lançamento do livro “Jardim das emoções”, de Jussara Henn e Carlos Becalli.
17h às 19h – Lançamento do livro “Atos (anti)democráticos e populismo em tempos iliberais”, de Fábio Cândido do Prado.
18h – Mesa-redonda: Do papel à imaginação: o impacto das ilustrações na leitura, com Andrei Duarte, Will Leite, Gustavo Melo, Arivonil Policarpo e mediação Elias Neri
14h às 22h – Venda de livros com livrarias e sebos credenciados.