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De bairros a estradas rurais: Cascavel prepara novas obras para garantir mobilidade

Somente no Lago Azul, foram anunciados recursos de R$ 30 milhões nesta semana
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Por: Tissiane Merlak

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De bairros a estradas rurais: Cascavel prepara novas obras para garantir mobilidade

Somente no Lago Azul, foram anunciados recursos de R$ 30 milhões nesta semana
Entre os projetos que ainda serão entregues, destacam-se a pavimentação completa do bairro Lago Azul

Cascavel segue em ritmo acelerado de obras que vão transformar a mobilidade, a infraestrutura urbana e rural, além de fortalecer a qualidade de vida da população e a economia local. Entre os projetos que ainda serão entregues, destacam-se a pavimentação completa do bairro Lago Azul, o recapeamento da estrada Jacob Munhak, a continuidade da pavimentação da Rua Rio da Paz, a segunda e terceira etapas da obra da Ponte do XIV de Novembro, incluindo novo viaduto e o binário da Rua Souza Naves, além de intervenções complementares em diversos bairros e distritos, contemplando calçadas, ciclovias, drenagem e sinalização viária inclusiva.

No bairro Lago Azul, a obra de pavimentação completa atende a uma demanda histórica de décadas. Com investimento de R$ 30 milhões, os trabalhos englobam asfaltamento integral de todas as ruas, construção de calçadas acessíveis, implantação de sistema de drenagem eficiente e sinalização adequada. O prefeito Renato Silva destacou a importância da obra: “Essa é uma conquista histórica para a comunidade. O bairro será 100% asfaltado, com infraestrutura completa. Estamos garantindo segurança, mobilidade e dignidade para todos os moradores.” O secretário Severino Folador reforçou o planejamento detalhado: “A licitação já foi autorizada, e as obras vão começar imediatamente. Cada rua será estruturada com base reforçada, drenagem completa e pavimento durável, assegurando qualidade e sustentabilidade por muitos anos.”

A estrada Jacob Munhak, que liga a BR-277 ao distrito de São João do Oeste, é outra intervenção de grande relevância. O projeto contempla sete quilômetros de recapeamento, construção de 1,5 km de ciclofaixa integrada às calçadas, drenagem nos pontos críticos e melhorias no pavimento, utilizando técnicas de reciclagem da base existente, adição de brita graduada e cimento antes da aplicação de nova camada asfáltica de cinco centímetros. “Essa estrada é essencial para a mobilidade de quem vive na região e para o transporte seguro de produtos agrícolas, principalmente leite, aves e suínos. Estamos transformando um projeto antigo em uma via moderna, eficiente e segura”, afirmou Renato Silva. Folador acrescentou: “O recapeamento será executado com qualidade e sustentabilidade. O método garante economia, durabilidade e minimiza impactos ambientais, além de proporcionar mais segurança para os produtores e mo

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Obras na Rio da Paz seguem em ritmo acelerado

No Bairro Universitário, a pavimentação da Rua Rio da Paz é um projeto estratégico que visa melhorar a conexão entre o interior e o centro da cidade, facilitando o escoamento da produção local e a circulação de milhares de veículos diariamente. O projeto inclui pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), calçadas, ciclovias, sinalização viária inclusiva, ajustes no fluxo de trânsito com sentido único na Rua Rubens Lopes e formação de binário com a Rua do Pintor. “Estamos garantindo mobilidade, segurança e acessibilidade para motoristas, ciclistas e pedestres. A previsão é concluir toda a obra em poucos dias, entregando um sistema de transporte urbano moderno e eficiente”, destacou Folador.

Ponte do XIV de Novembro terá mais duas etapas

A Ponte do XIV de Novembro, na região sul, também terá continuidade com duas etapas estratégicas. A segunda etapa inclui o alargamento das ruas Souza Naves Sul e Octávio Silveira Siqueira, enquanto a terceira etapa prevê a construção de novo viaduto e a implantação do binário da Rua Souza Naves até a Rua General Osório, conectando-se ao viaduto da BR-277. Renato Silva enfatizou a importância do projeto para a mobilidade urbana e a segurança da população: “Cada etapa da Ponte do XIV de Novembro foi pensada para resolver gargalos históricos de trânsito e reduzir riscos de alagamentos. São intervenções que mudam a vida de milhares de pessoas.” Folador complementou: “Estamos dimensionando vias, drenagem, pavimento e sinalização de forma integrada para garantir durabilidade e segurança, pensando em uma obra que atenderá a região pelos próximos 50 anos.”

Distritos também são contemplados

Além dessas, outras intervenções complementares incluem pavimentação de ruas em Sede Alvorada e distritos rurais, como a Estrada San Martin, cujo trecho de 4.060 metros foi asfaltado em Tratamento Superficial Triplo (TST), com investimento de R$ 2.099.900,00, em parceria com a Itaipu Binacional. Renato Silva ressaltou que obras como esta melhoram a vida de quem vive e trabalha na zona rural: “O maior impacto é humano. Garantir que os moradores trafeguem com segurança e dignidade, e que os produtores possam escoar sua produção sem prejuízos, é prioridade da nossa gestão.” Folador acrescentou que essas obras rurais seguem critérios de sustentabilidade, protegendo nascentes e cursos d’água, e são parte de um plano amplo de pavimentação e manutenção de mais de 150 quilômetros de estradas rurais em toda a cidade.

O prefeito Renato Silva reforçou o compromisso com a população: “Cada obra que entregamos ou planejamos entregar tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas, oferecendo infraestrutura, segurança, mobilidade e dignidade. Cascavel cresce de forma estruturada, com planejamento e responsabilidade.” O secretário Severino Folador enfatizou a atenção aos detalhes técnicos e à sustentabilidade: “Estamos aplicando técnicas modernas de pavimentação, drenagem eficiente, sinalização inclusiva e infraestrutura durável, garantindo que cada obra tenha impacto positivo por décadas, respeitando o meio ambiente e os moradores.”

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