.

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca centenário de devoção ao padroeiro São Roque, em Tamarana

A comunidade católica de Tamarana, no Norte do Paraná, celebra em 2025 o centenário de devoção a São Roque, padroeiro do município. Em nome da
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca centenário de devoção ao padroeiro São Roque, em Tamarana

A comunidade católica de Tamarana, no Norte do Paraná, celebra em 2025 o centenário de devoção a São Roque, padroeiro do município. Em nome da Assembl...
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca centenário de devoção ao padroeiro São Roque, em Tamarana

A comunidade católica de Tamarana, no Norte do Paraná, celebra em 2025 o centenário de devoção a São Roque, padroeiro do município. Em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tercilio Turini (MDB) prestou homenagem à paróquia com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa, entregues no sábado à noite ao pároco John Jairo Garcia Chacón.

A festa do padroeiro reuniu milhares de pessoas no fim de semana, com missas e outras celebrações, atividades culturais, shows, barracas de alimentação e manifestações de fé dos devotos e da população. “É uma história muito bonita desde o surgimento do primeiro povoado, quando São Roque já inspirava e abençoava as famílias que chegavam à região. Como representante de Tamarana, fico muito honrado em homenagear os 100 anos de devoção”, afirmou Tercilio Turini.

Ao lado da prefeita Luzia Suzukawa, de vereadoras, vereadores e outras lideranças, o parlamentar ressaltou a evolução que Tamarana tem vivido nos últimos anos com investimentos do Governo do Estado e o apoio da Assembleia Legislativa. “Uma união de esforços em benefício da comunidade, com a competência da prefeita, recursos estaduais para obras e ações sociais, respaldo do Legislativo e envolvimento dos moradores”, destacou Turini.

Registros históricos apontam a chegada de colonizadores a partir de 1915, que se instalaram no entorno do atual território do município. Devotos de São Roque, o pioneiro Evaristo Camargo, sua esposa Maria de Jesus e outras famílias construíram, na década de 1920, a primeira capela dedicada ao Santo — conhecido como protetor contra epidemias e doenças. O ano de 1925 passou a ser a referência do início da vida religiosa na história local.

O povoado passou a se chamar São Roque e manteve o nome após a criação do distrito judiciário, em 1930. Antes pertencente a Tibagi, em 1939 foi desmembrado e anexado a Londrina. Em 1957, a comunidade comemorou a criação da Paróquia de São Roque.

A mudança de nome do distrito, de São Roque para Tamarana, ocorreu em 1943, por sugestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para evitar confusão com o município paulista homônimo. Tamarana tornou-se município em dezembro de 1995.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

“Apesar da alteração do nome, as referências ao Santo permanecem muito presentes na comunidade”, enfatizou o deputado. Na data de comemoração do Dia de São Roque, em 16 de agosto, a paróquia e as lideranças do município realizam anualmente um momento de confraternização, integração, oração e reafirmação da devoção. O fim de semana marcou a 91ª edição da festa.

“Essa devoção, que completa 100 anos, é um marco histórico no Paraná e merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, declarou Tercilio Turini.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.