O começo de uma conversa ou negociação pode ser determinante no resultado que você alcança, contanto que você saiba como conduzir a conversa desde o início usando o “segredo de Sócrates”.
Você será capaz de alcançar alta performance na sua comunicação, ao somar este segredo às técnicas que expliquei nos artigos anteriores: a linguagem positiva e a técnica do porquê.
Hoje vamos revelar o segredo que Sócrates nos deixou no campo da linguagem persuasiva.
Aquecimento
Os atletas usam o aquecimento para se prepararem para o jogo, terem maior elasticidade e evitar contusões durante a partida.
As cozinheiras aquecem o forno para assar bolos com mais uniformidade, permitindo o seu crescimento durante o processo.
Em ambos os casos, o preparo é fundamental para o momento principal e oferece condições para que esses profissionais tenham melhores resultados nas suas atividades.
Então, por que não adotar a mesma prática na comunicação?
Quando você tem um objetivo com a sua comunicação, você pode usar essa técnica para conseguir influenciar as pessoas sem que elas percebam.
Técnica do triplo “sim”
Pelo fato de não ser atleta e nem cozinheiro, Sócrates usava a estratégia do aquecimento aplicada à comunicação.
Ele descobriu que, para conquistar as pessoas para o seu ponto de vista, o segredo está em, no início da conversa, conquistar o “sim” três vezes.
Sócrates fazia isso: formulava questões ao seu oponente com as quais ele não podia deixar de concordar. De concordância em concordância ia até conseguir reunir um punhado de “sins”.
O “sim” orienta todo o processo psicológico dos ouvintes para estarem em “modo positivo” quando você propor as suas ideias.
Por outro lado, quando uma pessoa diz “não”, todo seu organismo – glândulas, nervos e músculos – se reúne nesta recusa.
E o “não” exige que todo o seu orgulho, sua personalidade, continuem coerentes consigo mesmos.
Por conta disso, o método socrático se baseia em manter a outra pessoa dizendo “sim, sim”, desde o começo.
Modo positivo
Depois que o seu interlocutor estiver em “modo positivo” de corpo e de mente, ficará muito mais fácil ele concordar com seus argumentos.
Na hora de aplicar a técnica, você pode fazer perguntas simplificadas para conquistar os três sins. Como por exemplo: “Trouxe o relatório? Veio para a reunião? Está gostando do lugar?”
Ainda que você já saiba das respostas, lembre-se de que são apenas perguntas retóricas para colocar o seu interlocutor em modo positivo.
Agora é com você. Aplique a técnica do triplo sim e depois apresente sua ideia, argumento ou produto. Boas vendas!
Sucesso a todos!
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