Donald Trump vence Kamala Harris e voltará a Presidência dos EUA

Eleição nos EUA foi a mais disputada das últimas décadas

Donald Trump vence Kamala Harris e voltará a Presidência dos EUA

Eleição nos EUA foi a mais disputada das últimas décadas
Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos Reprodução/Instagram @realdonaldtrump
Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos Reprodução/Instagram @realdonaldtrump

 republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais americanas ao superar a candidata democrata Kamala Harris, tornando-se o segundo presidente a vencer eleições não consecutivas na História dos EUA. Trump, que já havia reivindicado a vitória ao conquistar a Pensilvânia, foi confirmado como vencedor pelos principais veículos da imprensa americana ao ganhar no Wisconsin, estado-pêndulo onde Kamala era favorita, chegando ao número de 277 delegados no Colégio Eleitoral. A confirmação veio por volta das 7h30 em Brasília.

Antes mesmo de alcançar os 270 delegados necessários para ser declarado o vencedor, Trump discursou na Flórida e prometeu “curar o país” em seu primeiro discurso após uma série de resultados positivos em estados-chave, que praticamente selaram seu retorno à Casa Branca após quatro anos. O republicano agradeceu ao povo americano “pela extraordinária honra de ter sido eleito o seu 47º presidente e o seu 45º presidente”, referindo-se ao seu primeiro e virtual segundo mandatos. Falando aos apoiadores, ele também declarou que “este será para sempre lembrado como o dia em que o povo americano recuperou o controle de seu país”.

— Vamos ajudar nosso país a se curar — continuou o ex-presidente republicano à multidão em West Palm Beach. — É uma vitória política que nosso país nunca viu antes.

Ainda durante a madrugada nos EUA (por volta das 5h no horário de Brasília), Trump já era projetado vencedor em três dos sete estados-pêndulo (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte). A vitória foi selada com a confirmação de vitória no Wisconsin, um estado em que se esperava uma vitória democrata.

— Vou lutar por vocês, pela sua família e pelo seu futuro todos os dias. Estarei lutando por vocês com cada respiração do meu corpo. Não descansarei até que tenhamos proporcionado a América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem. Esta será verdadeiramente a era de ouro da América — disse aos apoiadores.

Trump também usou parte de seu discurso para tecer muitos elogios ao bilionário Elon Musk, seu ferrenho apoiador, a quem teria prometido um cargo no governo caso fosse eleito novamente.

Ao encerrar o discurso, Trump mencionou o atentado sofrido durante um comício, em julho, e disse que sua vida foi poupada “por uma razão”.

— E esse motivo foi salvar nosso país e restaurar a grandeza da América. E agora vamos cumprir essa missão juntos — afirmou. — A tarefa que temos diante de nós não será fácil, mas trarei toda a energia, espírito e luta que tenho em minha alma para o trabalho que você me confiou.

Fonte: Gloo

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.