.

Economia e preservação ambiental: Sanepar ensina a fazer sabão com óleo de cozinha

Um único litro de óleo de cozinha jogado na pia contamina milhares de litros de água e afeta o processo de tratamento de esgoto, matando
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Economia e preservação ambiental: Sanepar ensina a fazer sabão com óleo de cozinha

Um único litro de óleo de cozinha jogado na pia contamina milhares de litros de água e afeta o processo de tratamento de esgoto, matando as bactérias que fazem parte desse trabalho. Além disso, causa entupimentos nas redes de esgoto e contamina o solo.
Economia e preservação ambiental: Sanepar ensina a fazer sabão com óleo de cozinha

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza, nesta sexta-feira (29), mais uma Oficina de Sabão Ecológico, que ensina os participantes a reaproveitarem o óleo de cozinha usado, evitando um prejuízo ao meio ambiente. O evento une educação ambiental, geração de renda e preservação dos recursos naturais. O projeto já foi realizado em diversos municípios do Paraná e agora chega a Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“A proposta da Sanepar com este tipo de oficina é oferecer às pessoas uma opção de geração de renda ao mesmo tempo em que conscientizamos sobre saneamento ambiental”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Somando as edições passadas, as oficinas ensinaram milhares de pessoas a transformar, em poucos minutos, óleo usado em sabão, evitando não só a contaminação da água, mas também contribuindo para a melhor eficiência do tratamento do esgoto.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

DE VILÃO A MOCINHO – Um único litro do produto descartado de forma incorreta, muitas vezes despejado na pia da cozinha, contamina milhares de litros de água e afeta o processo de tratamento de esgoto, matando as bactérias que fazem parte desse trabalho. Além disso, causa entupimentos nas redes de esgoto e contamina o solo.

Com a técnica de saboaria ensinada pela Sanepar, esse resíduo se transforma em produto útil, reduzindo custos domésticos e evitando danos ao meio ambiente. Na oficina, os participantes têm acesso à apostila e certificado, e aproveitam o conteúdo para economizar em casa ou gerar renda extra.

ECONOMIA DOMÉSTICA – “Nunca mais eu compro sabão na minha vida”, afirma a dona de casa Ednalva da Silva Dutra. Ela saiu muito impressionada da Oficina de Sabão Ecológico promovida pela Sanepar recentemente, na cidade de Paiçandu, Noroeste do Paraná.

Encantada com a facilidade com que o óleo usado na cozinha vira sabão, com pouco esforço, ela já enxerga uma grande economia para a família além da possibilidade de gerar renda. “Achei que ia chegar aqui, ia ficar batendo, batendo e batendo a mistura, mas não. Cheguei, coloquei os produtos conforme o professor orientou. Fiz um negocinho, chacoalhei e… sabão! Ah, agora eu vou viver de fazer sabão“, comemorou Ednalva.

A gestora ambiental da Sanepar que acompanha projetos de intervenção socioambiental no Norte do Paraná, Andrea Fontes, explica que, nos eventos, os participantes aprendem sobre a correta utilização da rede de esgoto e do descarte do óleo.

De acordo com ela, as oficinas vêm também dar solução para um dos maiores problemas na operação da rede de esgoto: o entupimento. “Com poucos ingredientes, tem-se a possibilidade de uma solução alternativa para a destinação desse poluente”, resume Andrea.

FAZENDA RIO GRANDE – O gestor de educação socioambiental da Sanepar Ronaldo Barreto, que tem rodado o Estado ensinando a receita, estará em Fazenda Rio Grande, a convite da prefeitura.

A oficina será das 13h às 16h30, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Iguaçu, na Rua Rio Paranapanema, 616. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, feitas diretamente na sede do CRAS.

A receita é simples, mas requer orientação e cuidado: além do óleo de cozinha usado, leva soda cáustica. Variações da receita são compartilhadas durante as oficinas, com uso de produtos caseiros como limão, açúcar, erva curtida no álcool ou essências.

Regina Quintiliano Prezotto, moradora do Jardim Primavera, em Londrina, participou da oficina no CRAS Norte B, junto com a filha, no ano passado. “Sempre guardei o óleo e já fazia sabão. Uso para tudo”, conta Regina. Agora, a tarefa envolve toda a família.

Serviço:

Oficina de Sabão Ecológico

Data: 29/08, sexta-feira

Horário: 13h às 16h30

Local: CRAS Iguaçu – Rua Rio Paranapanema, 616 – Fazenda Rio Grande

Vagas limitadas

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.