O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para elaborar o anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste.
O Consórcio Arkevia – JB, formado pelas empresas Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. e J.B. Forest Ltda., foi confirmado como vencedor da disputa após as demais participantes não entrarem com recurso quanto ao resultado anterior. A próxima etapa é a homologação do resultado, seguida pela assinatura do contrato, com o valor de R$ 522.886,50.
O anteprojeto vai estudar e propor soluções para restauração total do pavimento existente deste trecho de 13,13 quilômetros da rodovia, bem como contemplar a implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a comunidade São Braz.
Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano, adequação dos acessos regulamentados, correção da geometria de curvas perigosas, entre outros.
O prazo de elaboração do anteprojeto é de 11 meses, após concluída a licitação e assinado o contrato. As atividades vão começar por estudos de segurança de trânsito e de traçado, na fase preliminar, seguido por diagnóstico ambiental, estudos de interferências, contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos topográficos, ensaios e levantamentos de campo.
As ações também incluem estudos de tráfego, sondagens geotécnicas, estudos topográficos, estudos hidrológicos, estudos de capacidade, ensaios geotécnicos, estudos geotécnicos, estudos de avaliação funcional e estrutural do pavimento existente, na fase de levantamentos e estudos.
Na etapa de concepção serão elaborados o plano funcional, projeto geométrico, projeto de interseções e a primeira parte do estudo ambiental, e na fase de desenvolvimento são feitos os demais projetos da obra, como o de pavimentação, de drenagem, de restauração, entre outros, e também a segunda parte do estudo ambiental.
Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto será utilizado como base para a futura contratação da obra em si.
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