.

Educação e prevenção são foco do Agosto Cinza no Paraná

Número de ocorrências caiu mais de 40% em 2025, mas período crítico do ano exige atenção redobrada.

Educação e prevenção são foco do Agosto Cinza no Paraná

Número de ocorrências caiu mais de 40% em 2025, mas período crítico do ano exige atenção redobrada.
Educação e prevenção são foco do Agosto Cinza no Paraná

Entre 1º de janeiro e 21 de julho de 2025, o Corpo de Bombeiros do Paraná registrou 3.914 ocorrências de incêndio em vegetação no estado. No mesmo período do ano passado, foram 6.584 casos, o que representa uma redução de 40,6% nas ocorrências. Apesar da queda, o alerta permanece, especialmente com a chegada dos meses de agosto e setembro, tradicionalmente marcados pelo tempo seco, geadas e maior risco de propagação do fogo.

A prevenção é o foco da campanha “Agosto Cinza”, instituída pela Lei Estadual 21.013/2022, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD). A legislação determina a realização de ações educativas e informativas durante o mês de agosto, voltadas à conscientização sobre os riscos e formas de prevenção a incêndios, tanto urbanos quanto em áreas de vegetação. Entre os objetivos da norma estão a instrução de crianças e jovens nas escolas e a difusão de orientações sobre planos de contingência em locais com grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings e estádios.

“A criação do Agosto Cinza surgiu da necessidade urgente de conscientizar a população sobre os perigos dos incêndios florestais, urbanos e domésticos, especialmente durante o período de estiagem, quando os riscos aumentam significativamente. Essa lei tem o objetivo de promover uma cultura de prevenção, envolvendo o poder público, a sociedade civil e as instituições, para que juntos possamos evitar tragédias como a da Boate Kiss, reduzir o número de queimados nos hospitais e proteger o meio ambiente. Prevenir é salvar vidas, é cuidar das pessoas e do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

O deputado explicou que o nome Agosto Cinza foi escolhido de forma simbólica, ressaltando a cor característica da fumaça e das chamas que tanto marcam essas situações de emergência.

A mobilização estadual sobre o tema este ano teve início em junho, com a Campanha Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que destacou o protagonismo infantil como ferramenta de transformação social e ambiental. A ação contou com a distribuição de cartilhas educativas e atividades em escolas, formando crianças e adolescentes como multiplicadores de atitudes responsáveis.

A campanha também coincidiu com o 1º Simpósio da Operação Estadual Florestal, que reuniu especialistas, técnicos e autoridades para discutir estratégias integradas de enfrentamento aos incêndios.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Informações

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 90% dos incêndios têm origem em ações humanas, o que reforça a importância da atuação preventiva. Desde o ano passado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) passou a utilizar dados da NASA em tempo real sobre o risco de incêndios no estado. As informações estão disponíveis no site do Instituto e auxiliam na elaboração de ações mais eficientes de prevenção.

O site do Corpo de Bombeiros do Paraná também reúne informações sobre os serviços oferecidos pela corporação, incluindo normas de segurança, licenciamento de edificações e o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, atualizado em 2018 pela Portaria nº 056/2018.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. O serviço é gratuito e funciona em todo o território nacional. Ao ligar, é importante fornecer o endereço correto e informações detalhadas sobre a ocorrência, o que contribui para a agilidade no atendimento e para a segurança de todos os envolvidos.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 285
Última edição

Edição de 01/08/2025

Publicada em 01/08/2025

Edição impressa

Edição 285
Última edição

Edição de 01/08/2025

Publicada em 01/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.