A Escola Municipal Professor Ademir Corrêa Barbosa realizará nesta terça-feira (30), às 19h, a Noite de Autógrafos do projeto Contando Histórias com IA. A iniciativa, desenvolvida desde março deste ano, envolveu cerca de 170 alunos em uma experiência inovadora que uniu literatura e tecnologia, resultando em narrativas autorais produzidas com apoio de ferramentas de inteligência artificial.
O projeto teve como objetivo não apenas o aprendizado tecnológico, mas também a apropriação de conhecimentos, a construção crítica da linguagem e a articulação entre diferentes áreas do saber, promovendo a formação integral dos alunos e sua compreensão do mundo social, histórico e cultural.
Durante o desenvolvimento do projeto, foram percebidos avanços significativos na formação dos alunos. Aproposta despertou o interesse de muitos estudantes que antes apresentavam menor motivação pela leitura e produção textual, permitindo-lhes se apropriar da linguagem de forma crítica e criativa.
Ao utilizar ferramentas de IA, os alunos refletiram sobre responsabilidade digital, autoria e uso consciente da tecnologia, compreendendo seu papel na sociedade contemporânea. Cada aluno construiu seu próprio universo narrativo, articulando planejamento, coesão textual e revisão crítica, consolidando o conhecimento de forma integrada.
A experiência promoveu a articulação entre linguagem, tecnologia, ciências humanas e contextos sociais, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos.
A qualidade e inovação do projeto renderam o 3º lugar na IV Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia, na categoria de Linguística, Letras e Artes, destacando o impacto pedagógico da iniciativa.
A Noite de Autógrafos será o ponto alto do projeto: os alunos apresentarão suas narrativas impressas, interagirão com convidados, professores, familiares e comunidade. O evento servirá como vitrine para mostrar como metodologias contemporâneas, aliando tecnologia e linguagem, podem enriquecer a proposta pedagógica municipal, além de fomentar trocas de experiências sobre a apropriação de conhecimentos digitais em sala de aula.
Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, a iniciativa representa um marco para a Rede Municipal.“Este projeto demonstra como a escola pública pode ser um espaço de produção cultural, tecnológica e crítica. Ver nossos alunos se apropriarem do conhecimento e expressarem suas ideias literárias de forma criativa reforça o compromisso da Secretaria com uma educação que forma sujeitos críticos, conscientes e preparados para atuar na sociedade”.
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