.

Endividamento se mantém estável no Paraná e estado ocupa o 11º lugar no ranking nacional

Estado reduz inadimplência, enquanto Brasil alcança novo recorde histórico 09/10/2025
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Endividamento se mantém estável no Paraná e estado ocupa o 11º lugar no ranking nacional

Estado reduz inadimplência, enquanto Brasil alcança novo recorde histórico 09/10/2025
Endividamento se mantém estável no Paraná e estado ocupa o 11º lugar no ranking nacional

O endividamento das famílias manteve-se estável no Paraná em setembro. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 85,6% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida, praticamente o mesmo percentual de agosto (85,7%).

Já em relação a setembro de 2024, observa-se uma melhora considerável no índice de endividados, que à época correspondia a 90,7%, o que colocava o Paraná como segundo estado no ranking nacional de endividados. Atualmente, o estado ocupa a 11ª posição, com Roraima e Rio de Janeiro no topo da lista.

A proporção de famílias inadimplentes também recuou. O índice caiu de 15,1% em setembro de 2024 para 12,1% neste ano, com estabilidade em relação a agosto (12,4%), posicionando o estado na 26ª posição do ranking nacional quando se trata da inadimplência. Já as famílias que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas representam 2,4% no Paraná, o mesmo patamar do mês anterior e menos da metade do registrado no ano passado (4,7%).

No cenário nacional, o endividamento avançou de 78,8% para 79,2% em setembro. Além disso, o volume de inadimplentes é muito superior ao do Paraná: 30,5% das famílias brasileiras estão com contas em atraso, um novo recorde histórico, e 13% afirmam não ter condições de pagar as dívidas, ante apenas 2,4% no estado.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, é fundamental interpretar os indicadores de endividamento sob uma ótica mais ampla. “O fato de a maioria das famílias possuir algum tipo de dívida não deve ser visto apenas como um problema. O endividamento também reflete compromissos financeiros planejados, como a aquisição de imóveis e veículos, além das compras realizadas no cartão de crédito, instrumento amplamente utilizado no país. O aspecto que merece maior atenção é a inadimplência. Nesse ponto, os resultados do Paraná mostram uma realidade positiva, já que o índice estadual é bem inferior ao nacional, evidenciando maior capacidade de organização financeira e resiliência das famílias paranaenses”, avalia Schmidt.

Faixas de rendimento

O endividamento é maior entre as famílias com renda até dez salários mínimos, com 85,9% delas relatando algum tipo de dívida, ante 83,9% entre as famílias com renda acima deste patamar. A inadimplência é levemente maior entre as famílias com renda até dez salários mínimos (12,3%). Contudo, observa-se um aumento da inadimplência entre os consumidores de maior renda a partir de julho, alcançando 11,3% em setembro.

Tipo de dívida

Com 95,1%, o cartão de crédito concentra a maior parte das dívidas dos paranaenses. Em seguida aparecem o financiamento de veículos (7,1%), o financiamento imobiliário (5,5%) e os carnês (4%).

GRÁFICOS

 

Karla Santin – [email protected] | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

 

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 296
Última edição

Edição de 17/10/2025

Publicada em 17/10/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.