A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná promove, no dia 2 de setembro, o curso “Capacitação sobre a pessoa com deficiência – Conceitos e boas práticas de atendimento”. Com duas horas de duração, o curso será realizado no Auditório Legislativo, a partir das 9h30.
O objetivo é capacitar servidores e colaboradores do poder legislativo para o atendimento qualificado, humanizado e inclusivo às pessoas com deficiência. O curso é organizado pela Assessoria de Projetos Especiais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, e ministrado pela servidora Flavia Bandeira Cordeiro Portela, que é pessoa com deficiência e possui vasto conhecimento sobre o tema.
A capacitação tem como principal objetivo eliminar preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações nos atendimentos à população com deficiência, promovendo, de modo geral, um espaço para reflexão sobre questões relativas às pessoas com deficiência e seus direitos.
De acordo com a palestrante, as maiores dificuldades da população com deficiência são as chamadas barreiras atitudinais. Obstáculos impostos por meio de ações e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social desta população em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Entre as principais barreiras atitudinais estão duvidar das capacidades da pessoa com deficiência ou apresentar medo ou rejeição de interagir com ela. Outras delas são o sentimento de piedade e a exaltação da pessoa com deficiência como um modelo de superação a ser seguido.
Curso estimula a inclusão e combate o preconceito
Entre os temas abordados no curso estão os conceitos de participação social da pessoa com deficiência, a evolução da terminologia adequada para se referir a ela e as principais legislações sobre esse universo da população.
Além disso, serão tratadas questões ligadas aos conceitos e diferentes tipos de acessibilidade e às categorias de deficiência e suas especificidades. Outro tema importante que será abordado é o capacitismo, que é a discriminação, preconceito e exclusão social em relação à pessoa com deficiência, baseada na crença inverídica de que ela é inferior ou incapaz.
A discriminação com as pessoas com deficiência pode acontecer por meio de tratamentos indevidos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência.
Dinâmicas destacam as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência
Após esta introdução teórica, serão demonstradas as boas práticas de atendimento à pessoa com deficiência. Isso acontece por meio de dinâmicas de sensibilização para cada categoria de deficiência: física, auditiva, intelectual, visual, mental ou psicossocial. Momentos em que os participantes terão a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, algumas barreiras enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência.
As inscrições para o curso podem ser feitas no portal da Escola do Legislativo, na aba cursos, ou diretamente pelo link da página de inscrição.
Serviço:
Curso: “Capacitação sobre a pessoa com deficiência – Conceitos e boas práticas de atendimento”
Dia: 2 de setembro
Horário: A partir das 9h30
Local: Auditório Legislativo da Assembleia
Inscrições: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras