“Espaço para administrar as diferenças e promover o bem comum”, diz deputada Márcia Huçulak (PSD) na posse do Parlamento Universitário

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou a importância do parlamento como espaço democrático onde se administram as diferenças em busca de co...

“Espaço para administrar as diferenças e promover o bem comum”, diz deputada Márcia Huçulak (PSD) na posse do Parlamento Universitário

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou a importância do parlamento como espaço democrático onde se administram as diferenças em busca de co...
“Espaço para administrar as diferenças e promover o bem comum”, diz deputada Márcia Huçulak (PSD) na posse do Parlamento Universitário

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou a importância do parlamento como espaço democrático onde se administram as diferenças em busca de consensos para promoção do bem comum.

A defesa foi feita durante a sessão que empossou os novos deputados e deputadas universitários, realizada nesta quinta-feira (17/07) e presidida por Márcia. O Parlamento Universitário é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Escola do Legislativo, pelo qual representantes de universidades participam de diversas vivências na Casa de Leis. (LINK)

“O Parlamento Universitário é um espaço de exercício da democracia que ajuda a formar novos líderes”, disse a deputada.

Segundo ela, o grande desafio das sociedades democráticas é encontrar consensos em meio a divergências, o que exige “empatia, escuta, negociação e responsabilidade”. 

Márcia lembrou que conflito de interesses e diferenças de pontos de vista são características naturais de qualquer sociedade. E que “a política e o parlamento são os meios racionais e institucionais para administrar essas diferenças de forma ordenada e justa”.

“A democracia precisa de jovens como vocês, atentos, engajados, críticos e propositivos”, afirmou. “Vocês não representam apenas o futuro, mas o presente da política que queremos: mais justa, inclusiva e conectada com a realidade das pessoas”.

Programa

A sexta edição do Parlamento Universitário teve este ano grande procura. Foram 1.260 inscritos, de 28 instituições de ensino superior, das quais 26 indicaram representantes para os 54 parlamentares universitários e universitárias. Além disso, são mais de 130 pessoas estão envolvidas em atividades de suplência, comunicação e coordenação dos trabalhos.

“Esses números mostram o interesse dos jovens pela política, o que nos dá muita esperança no futuro”, avaliou Márcia, que lembrou: “As leis aprovadas nesta Casa impactam diretamente a vida dos paranaenses”.

Mais mulheres

Gestora pública com mais de 35 anos de atuação, Márcia Huçulak também reforçou a relevância de aumentar a participação das mulheres na vida pública e nos espaços de poder e decisão – como a Alep.

“Uma sociedade em que a mulher não participa dos espaços de poder e decisão é uma sociedade pela metade”, disse. “As decisões políticas passam o nosso desejo de uma sociedade melhor.”

“Parabéns à Escola do Legislativo por essa iniciativa, que abre as portas da Casa de Leis para a comunidade e, principalmente, para a juventude paranaense”, afirmou.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 283
Última edição

Edição de 18/07/2025

Publicada em 18/07/2025

Edição impressa

Edição 283
Última edição

Edição de 18/07/2025

Publicada em 18/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.