Ainda dá tempo de participar da 1ª Pedalada do Erasto, evento que une esporte, solidariedade e conscientização. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com o Hospital Erasto Gaertner e a Prefeitura de Curitiba, a atividade acontece neste domingo (14), com largada às 8h30, em frente ao Tribunal de Contas, no Centro Cívico. As inscrições seguem até esta quinta-feira (11) e podem ser feitas AQUI .
O trajeto terá 13,3 km e está aberto a ciclistas iniciantes, praticantes regulares e pessoas interessadas em apoiar a causa. As inscrições custam R$ 50 e dão direito ao kit exclusivo que inclui placa de numeração, mochila personalizada, bandana e acesso ao sorteio de brindes, entre eles bicicletas e acessórios esportivos.
A meta é chegar a 3 mil inscritos e arrecadar R$ 150 mil. Este valor será 100% investido em ações educativas e de prevenção ao câncer, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
A retirada dos kits será na Decathlon Torres (BR-116, nº 10.000 – Jardim Botânico, Curitiba), nos dias 12 (das 10h às 20h) e 13 (das 10h às 17h).
No dia do evento, os acessos ao Palácio Iguaçu estarão fechados. Os participantes que forem de carro devem utilizar o estacionamento do Tribunal de Contas do Estado, localizado na Rua Prof. Benedito Nicolau dos Santos, esquina com Conselheiro Raul Viana. O espaço estará disponível a partir das 7h15.
FESTIVAL DA FAMÍLIA – Enquanto os ciclistas percorrem as ruas da cidade, as crianças de até 12 anos terão um espaço exclusivo no Festival da Família, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura da Capital e o Pedala Curitiba.
As atividades serão realizadas em frente ao Tribunal de Contas e incluem circuito de habilidades infantis, miniquadras esportivas, jogos gigantes, cama elástica, teqball, tênis de mesa, além da Escola de Habilidades de Ciclismo. Parte da renda das vendas de pipoca e algodão-doce será destinada ao Hospital Erasto Gaertner.
Enio Ponczek, diretor executivo-financeiro do Hospital, ressalta a importância da iniciativa. “A nossa pedalada será mais que um evento de esporte. Será por um propósito, promover a conscientização sobre o câncer e apoiar o Conscientizar+, nosso programa de educação e prevenção”, afirma. “A prevenção é o melhor ponto de partida”.
“Logo que a direção do hospital nos procurou, decidimos apoiar e colocamos toda a estrutura da Secretaria de Estado do Esporte à disposição. Nosso objetivo é transformar a pedalada em um evento fixo no calendário da cidade. Para 2026, já planejamos a realização em maio, ampliando o impacto e o alcance da iniciativa”, destacou Rogério Riva, diretor de Infraestrutura Esportiva da pasta.
O HOSPITAL – Referência nacional em oncologia, o Hospital Erasto Gaertner atende mais de 82 mil pessoas por ano, com cerca de 2,8 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos – 75% deles pelo SUS. Além do tratamento, a instituição investe em pesquisa, prevenção e educação em saúde, reforçando seu compromisso com a sociedade.
Galeria de Imagens



