.

Estado busca no Japão novas referências para políticas de cuidado à pessoa idosa

Iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) faz parte da cooperação técnica entre o Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Estado busca no Japão novas referências para políticas de cuidado à pessoa idosa

Iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) faz parte da cooperação técnica entre o Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento por meio do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que conta com apoio do Fundo Especial do Japão.
Estado busca no Japão novas referências para políticas de cuidado à pessoa idosa

Com foco em ampliar e qualificar as políticas públicas voltas à população idosa, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, inicia nesta quarta-feira (03) uma missão oficial ao Japão. A viagem faz parte da cooperação técnica entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que conta com apoio do Fundo Especial do Japão.

O objetivo é trazer referências de políticas bem-sucedidas para subsidiar novas ações no Estado diante do acelerado processo de envelhecimento populacional. A agenda começa nesta quarta-feira (3) e segue até o dia 15 de setembro, com atividades em Tóquio e Shizuoka, para conhecer experiências inovadoras em cuidado comunitário, prevenção de demências, apoio a cuidadores e promoção do envelhecimento ativo.

Em agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nos Estados Unidos para receber, oficialmente, na Organização Mundial da Saúde, o título de Estado Amigo da Pessoa Idosa. O documento é um reconhecimento do compromisso do Paraná com políticas públicas e  a construção de uma rede de cuidado e respeito ao envelhecimento ativo e saudável.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Segundo Leandre, a missão permitirá ampliar ainda mais o olhar sobre soluções que unem inovação, tradição e cuidado humano. “O Japão é um exemplo mundial de respeito às pessoas idosas e tem uma experiência única no enfrentamento do envelhecimento populacional. Nossa intenção é aprender com essas políticas e adaptá-las à realidade do Paraná, fortalecendo a rede de apoio às pessoas idosas e seus cuidadores”, disse a secretária.

Na programação, estão previstas visitas à prefeitura de Shizuoka, ao Ando Children’s Hall, ao Senior Employment Center e ao Centro de Cuidados à Demência, referência em inclusão social e apoio a familiares. Já em Tóquio, a secretária terá encontros com representantes do Governo Metropolitano, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além de conhecer iniciativas comunitárias como a clínica domiciliar Yushokai e o centro de cuidados Katarai No Ie.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL –  Com o selo de Estado Amigo da Pessoa Idosa, o Paraná passa a fazer parte de um grupo de países, estados e cidades reconhecidos pela eficiência dos seus programas e experiências para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades.

O reconhecimento ao Paraná é inédito na América do Sul. Até então, apenas estados e províncias do México, Japão, Austrália e Canadá, além de cidades, tinham se tornado elegíveis para integrar o grupo.

A conquista aconteceu após o Paraná desenvolver a maior rede de programas para idosos do Brasil. Entre projetos pioneiros estão o Casa Fácil Paraná Terceira Idade, de subsídio para custear o valor dos imóveis para idosos com renda de até quatro salários-mínimos; o programa Viver Mais Paraná que implementa condomínios habitacionais específicos para a terceira idade; a Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, encontrada em todas as unidades de saúde do Estado, onde são registradas informações sobre fragilidade, vulnerabilidade social, nível de dependência e autonomia, garantindo atendimento qualificado.

O Estado também instituiu a lei de gratuidade em viagens intermunicipais para pessoas com 65 anos ou mais, garantindo cotas de passagens gratuitas e com 50% de desconto. Além disso, o programa Viaja Mais 60 oferece roteiros turísticos acessíveis e seguros, enquanto os Jogos da Terceira Idade (JIIDOS) promovem atividades esportivas adaptadas, estimulando o envelhecimento ativo e a socialização.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 289
Última edição

Edição de 29/08/2025

Publicada em 29/08/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.