O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, realizou nesta terça-feira (15) o Encontro de Interiorização e Capacitação com os gerentes e servidores das Agências do Trabalhador do Núcleo Regional de Jacarezinho. A ação faz parte de uma série de encontros regionais voltados à modernização da Rede Sine, com foco no fortalecimento das equipes locais, aprimoramento do atendimento ao cidadão e melhoria dos indicadores de colocação profissional.
O Núcleo Regional de Jacarezinho tem se destacado pelos bons resultados na intermediação de mão de obra. Segundo dados do Caged, as unidades da região colocaram 717 trabalhadores no mercado de trabalho em setembro, alcançando 72% da meta anual. Municípios como Nova América da Colina, Conselheiro Mairinck, Sertaneja, Bandeirantes e Siqueira Campos superaram as metas do período, evidenciando o comprometimento das equipes locais com o fortalecimento das políticas de empregabilidade.
Durante o encontro, foram apresentadas estratégias para ampliar a eficiência das Agências e aprofundar o uso de ferramentas digitais que auxiliam na intermediação de vagas e na integração das políticas de qualificação profissional com as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou que o trabalho das equipes regionais é essencial para garantir que as oportunidades cheguem a todos os paranaenses.
“Jacarezinho é um exemplo de dedicação e resultado. Essa capacitação é parte de um movimento estadual que busca fortalecer as nossas Agências e oferecer um atendimento cada vez mais ágil, humano e conectado às necessidades do mercado de trabalho. Investir nas equipes é investir no futuro do trabalhador paranaense”, afirmou.
O cronograma de capacitações segue para a regional de Pato Branco, no dia 29 de outubro, que será a última do ano, completando as 12 regionais do Estado.
INTERMEDIAÇÕES – De janeiro a agosto de 2025, as Agências do Trabalhador do Paraná efetivaram 118.675 contratações, o que representou 28% das colocações de todo o Brasil, ficando à frente de estados como Ceará e São Paulo. Esse resultado mostra a importância da capacitação contínua dos agentes para manter o Paraná no topo. Em todo o ano de 2024, foram colocados pela Rede Sine no Paraná 169.877 trabalhadores.
Segundo o secretário, esses resultados refletem a política de modernização das Agências do Trabalhador, com integração de sistemas, capacitação de servidores e a ampliação de programas de qualificação profissional, como o Qualifica Paraná e o Indústria 4.0, que preparam os trabalhadores para as novas demandas do mercado. “O Sine é uma das maiores políticas públicas de emprego do país e o Paraná tem orgulho de ser referência nacional em intermediação de vagas e qualificação”, afirmou Do Carmo.
Galeria de Imagens

