
Em um evento aonde se reuniu pelo menos 43 dos 54 prefeitos associados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) na última semana, o governo do estado do Paraná liberou verbas milionárias e coube ao secretário estadual das Cidades, Guto Silva anunciar que mais um passo importante está sendo dado para o desenvolvimento em infraestrutura e logística regional: o projeto do Anel Viário em Cascavel colocando o Estado com um parceiro direto à infraestrutura.
Guto Silva falou dos desafios de engenharia desses projetos, que serão realizados pela Itaipu Binacional e disse acreditar que o Estado pode iniciar esse compromisso com Cascavel e a região oeste como um importante financiador. “É uma cidade e uma região que crescem e têm novos desafios do ponto de vista de mobilidade. Os contornos e anéis viários são a grande possibilidade de projetar a cidade do futuro”, afirmou.
Guto Silva confirmou que o Estado fará, em breve, novas reuniões com o prefeito de Cascavel Renato Silva para entender melhor o cronograma desta obra. “Vamos trabalhar de forma silenciosa, como o governador Ratinho Junior gosta de fazer, na elaboração dos projetos e no momento oportuno o Estado poderá, inclusive, executar todo esse projeto que é tão importante e estratégico para a cidade de Cascavel e todo o oeste do estado no escoamento produtivo e para desafogar trafego pesado em perímetro urbano”, completou o secretário ao reconhecer se tratar de uma das regiões do estado que mais cresce.
Caberá à Itaipu Binacional financiar, com aproximadamente R$ 3 milhões, os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção do Anel Viário em Cascavel. A iniciativa, formalizada por meio da assinatura de uma Carta de Interesse entre Itaipu, o Parquetec e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda no ano passado, tem como objetivo desafogar o intenso tráfego urbano causado pelas rodovias federais BR-277 e BR-467, que cortam a cidade.
O projeto prevê dois novos contornos — norte e sul — que, somados ao já existente, contorno oeste, formarão um anel rodoviário completo ao redor de Cascavel, beneficiando diretamente cerca de 150 mil moradores das regiões impactadas pelo tráfego pesado.
A obra é uma demanda antiga. O Parquet será responsável pela execução dos estudos, enquanto o Dnit fará a análise técnica do material.
A proposta, que tem apoio de líderes políticas e empresariais, além do governo do Estado como possível financiador à obra, representa um avanço estratégico para a logística regional, reduzindo acidentes, promovendo segurança e otimizando o escoamento da produção entre os corredores que ligam o oeste paranaense ao restante do país e ao Mercosul.
Audiência trata do Anel Viário na próxima semana
Neste mês de agosto, o Itaipu Parquetec deu mais um passo importante no andamento do projeto. Em parceria com a Itaipu Binacional, convocou empresas com experiência na elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para participarem de uma audiência técnica online, agendada para o dia 27 de agosto, às 14h, com transmissão ao vivo. O evento tem como objetivo apresentar o Termo de Demanda referente ao Anel Viário de Cascavel, documento que orienta os critérios iniciais do projeto e abre espaço para contribuições técnicas e orçamentárias por parte das interessadas.
Essa audiência é uma etapa essencial para a futura contratação da empresa responsável pelo EVTEA. Segundo o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o chamamento é nacional e busca garantir a transparência e a qualidade do processo, adotando a audiência como uma ferramenta estratégica para qualificar a contratação.
A previsão é que a empresa seja contratada ainda em 2025, com o Projeto Básico do Anel Viário em discussão paralela e expectativa de entrega do primeiro trecho em 2026. O anúncio foi feito em evento na Câmara Municipal de Cascavel, e contou com a articulação da Prefeitura, DNIT, Itaipu Binacional e Parquetec, alinhando-se à diretriz do governo federal para acelerar projetos estruturantes de mobilidade urbana.
Estado libera R$ 330 milhões em obras para o oeste
Além de falar da estruturação do projeto do Anel Viário, um projeto para médio prazo, Guto Silva anunciou durante sua estada em Cascavel e com prefeitos da Amop a homologação de licitações que somam R$ 333 milhões em investimentos destinados a mais de 80 projetos em 39 municípios da região.
A liberação, feita pelo governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades (Secid), representa um dos maiores pacotes de investimentos já realizados na região e reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, a qualidade de vida e a geração de empregos.
Guto Silva destacou que o Paraná vive um momento extraordinário, com finanças equilibradas, pleno emprego e avanços em áreas como saúde, sustentabilidade e educação.
Ele reforçou a meta de universalizar o asfalto urbano no oeste, por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que alcança 29 municípios com obras de pavimentação, iluminação em LED, construção de ciclovias, praças, escolas, ginásios e unidades de saúde.
O presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, celebrou o anúncio e ressaltou o impacto direto da ação estadual. “É um momento histórico para a região. Os recursos chegam para atender demandas reais de cada cidade, com apoio técnico direto da Secid na elaboração dos projetos. Isso garante agilidade e segurança para a liberação dos investimentos”, afirmou.
Projetos contemplados envolvem melhorias em infraestrutura
Ao todo, os projetos contemplam melhorias em infraestrutura urbana, mobilidade, educação, esporte e serviços públicos, beneficiando diretamente mais de um milhão de moradores nos municípios atendidos.
Entre os municípios beneficiados incluem: Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Santa Helena, Guaíra, entre outros.
O presidente da Amop lembrou ainda que existe um pleito regional que está sendo levado ao estado. A duplicação da PR-182 de Toledo a Palotina. Segundo ele, trata-se de uma demanda antiga de líderes políticos e do setor produtivo. “Mas temos uma boa notícia que estudos estão em andamento pela Paraná Projetos e a Secretaria das Cidades para que obras como essa, que fazem a diferença à região, possam ser viabilizadas”.