.

Estado recebe encontros sobre direitos humanos e justiça de 20 a 22 de agosto

Programação será realizada entre 20 e 22 de agosto em Curitiba. O Lume – Lugar de Memória, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Estado recebe encontros sobre direitos humanos e justiça de 20 a 22 de agosto

Programação será realizada entre 20 e 22 de agosto em Curitiba. O Lume – Lugar de Memória, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio do Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça (Cemvej), está organizando os dois eventos.
Estado recebe encontros sobre direitos humanos e justiça de 20 a 22 de agosto

Uma programação dedicada à reflexão sobre direitos humanos, história e preservação do patrimônio será realizada entre 20 e 22 de agosto em Curitiba. O Lume – Lugar de Memória, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio do Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça (Cemvej), está organizando dois eventos que integram o Projeto Inventário Participativo: Memória, Verdade e Justiça do Paraná.

A programação, que tem apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice 2022), começa 20 de agosto, das 9h às 12h, na sala do Lume, que fica no Centro Judiciário de Curitiba, localizado na Avenida Anita Garibaldi, 750, no antigo prédio do presídio do Ahú.

Os encontros de agosto reunirão representantes das instituições parceiras do Lume. A primeira atividade será a palestra “Memórias, Justiça de Transição e Patrimônios”, ministrada pelo procurador do trabalho Rafael Garcia Rodrigues (MPT/PR) e a historiadora Claudia Cristina Hoffmann, coordenadora do Lume e do Projeto Inventário Participativo Memória, Verdade e Justiça do Paraná.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre direitos humanos, sobre a história do presídio do Ahú e relatos de ex-presos, promovendo um espaço de diálogo entre especialistas, estudantes universitários e a comunidade.

Também será celebrado no local o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), reforçando a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e da memória coletiva. O evento terá acessibilidade em Libras e entrada gratuita.

A programação continua com a oficina “Conhecendo o Lume: Lugar de Memória – Reflexões sobre história e patrimônio”, que será realizada em dois horários: 21/08, às 15h, e 22/08, às 10h. A atividade oferece certificação de duas horas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é destinada a funcionários e estagiários do Centro Judiciário de Curitiba, mas pode receber inscrições externas caso haja vagas disponíveis.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria estadual de Justiça e Cidadania e tem incentivo da Copel. A participação em todas as atividades é gratuita, mas a inscrição é obrigatória para acesso ao edifício.

Para os eventos do dia 20 os interessados podem se inscrever AQUI . Para as oficinas, dos dias 21 e 21, a inscrição deve ser feita neste LINK .

LUME – O Lume é fruto das recomendações do Relatório da Comissão Estadual da Verdade Teresa Urban, por meio de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Justiça e Cidadania, o Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça, o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública Estadual.

Ele integra redes nacionais e internacionais de lugares de memória, como a Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), a Red de Sitios de Memoria Latinoamericanos y Caribeños (Reslac) e a Coalizão Internacional dos Sítios de Consciência (ICSC).

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.